AS ESCRITURAS PRECISAM SER CUMPRIDAS – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

A sentença – ‘As Escrituras precisam ser cumpridas” – deveria constar de cartilhas escolares e ser contemplada com destaque em placas, nos cartórios, repartições públicas, tribunais, casas legislativas e sedes de governo. Poderia ser gravada e lida em parques, cinemas e monumentos públicos. Antes de tudo, deveria ser ensinada nos lares e insculpida em mentes e corações humanos. A afirmação é de Jesus de Nazaré (Marcos 14:49). E a peculiaridade do momento em que a sentença foi lançada, na última passagem do Cristo pelo Getsêmani, revela a força transcendental de uma assertiva, que causa impacto no mundo material e no mundo espiritual.

É desejável e todos esperam que os homens cumpram as suas escrituras, afinal, o contrato é lei entre as partes. A expectativa de cumprimento dá vida ao brocardo “pacta sunt servanda”, que significa que os pactos exigem cumprimento. Mas o homem pecador nem sempre cumpre os seus contratos.

Jesus de Nazaré não tinha um contrato com Deus. Ele é parte da Trindade, parte do pacto e participou da elaboração da Escritura. Desde a formação do pacto, isto é, desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8), Jesus Cristo está vinculado ao plano de salvação do homem pecador na cruz do Calvário. Ele tinha uma missão e não se afastou dela. Por isso, no Getsêmani, mesmo derramando lágrimas de sangue, Jesus jamais se esqueceu de seu vínculo com Deus e com os homens. Ele levou o plano até a consumação do ato final, porque as Escrituras precisam ser cumpridas.

E o que eu e você podemos fazer diante da realidade de que as escrituras precisam ser cumpridas? Primeiro eu preciso entender que as Escrituras de Deus sempre serão cumpridas. Depois eu preciso manifestar o meu querer para a salvação que me é oferecida por Deus na cruz do Calvário. É ato livre de manifestação de vontade, mas eu preciso dizer sim para meu Salvador; é necessário dizer eu creio, eu quero, eu preciso. A Escritura foi cumprida quando Jesus de Nazaré deu a vida por nós. A Escritura foi cumprida quando Jesus ressuscitou. A Escritura é cumprida quando eu e você nos apossamos da vida eterna. E a Escritura será cumprida na consumação dos séculos, quando Jesus voltará para restaurar todas as coisas. Guarde no coração – Quem crê em Jesus não é julgado! Se preferir – “Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus” (João 3:18, NVI).

________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. AS ESCRITURAS PRECISAM SER CUMPRIDAS. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 067/2016, de 11/04/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/04/11/as-escrituras-precisam-ser-cumpridas-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.