O PRESENTE, A FAMÍLIA E A ETERNIDADE – Parte I – Amilton Alvares


  
 

* Amilton Alvares

Disse Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos …Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele” (Marcos 10:14-15). Precisamos revigorar a nossa criança interior para compreender as coisas celestiais. O adulto sempre olha para o futuro, cheio de preocupações. Mas para a criança a intensidade da vida está no presente. Nosso único neto, Vitor, juntamente com os pais, passou o fim de ano conosco na casa de praia. Tempo formidável. Ao levantar-se, Vitor mostrava-se feliz e eufórico por encontrar mais gente no café da manhã. Eu lhe dizia, com alegria, que estávamos na casa da nossa família. No último dia, antes de partir, com alguma expectativa de não desmontar o ajuntamento familiar, Vitor saiu com esta pérola: ― “Vovô, se esta é a casa da nossa família, por que nós não moramos aqui todo dia”? A pergunta arrancou risos e abraços afetuosos. Vitor seguiu com os pais para a sua casa, em Pindamonhangaba, deixando no ar do litoral aquele doce momento a alimentar a minha lembrança. Isso me levou a refletir acerca da nossa morada celestial, a Casa do Pai, abrigo da família cristã na eternidade com Deus, coisa que a vida de adulto vai apagando da memória.

É certo que devemos valorizar cada momento com os nossos entes queridos nesta terra. Mas não podemos nos esquecer do Pai celestial, que nos ama apesar do nosso descaso. Precisamos olhar com espírito de criança para o lar celestial. O pecado deixou uma semente de desconfiança no coração humano e, assim, valorizamos pouco a presença de Deus em nossas vidas. Como crianças, deveríamos alimentar mais e mais o anseio de viver na presença do Pai como uma grande família. Isso não é fácil para um coração obstinado pelas coisas terrenas. Como crianças, deveríamos ouvir mais a voz de Deus. Precisamos conhecer melhor o presente e entender a razão do presente de Deus para o homem pecador; presente estabelecido na Cruz do Calvário quando Cristo pagou a conta que não era dele. Precisamos de um coração de criança para assimilar certas verdades bíblicas. Reflita acerca desta afirmação de Jesus de Nazaré: “Qual pai, entre vocês, se o seu filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir” (Lucas 11:11-13).

Falta-nos confiança no nosso Pai celestial. No fundo, há uma velada desconfiança plantada por Satanás na alma humana, que nos faz pensar que Deus não é tão bom assim e pode tirar alguma coisa da gente a qualquer momento. Buscar a vida em família é uma atitude de sabedoria. Viver em família é bom. Desfrutar a presença de Deus é melhor ainda. Viver em família na eternidade com Deus é algo que não conseguimos imaginar com a nossa mente finita. Por isso a própria Bíblia diz “que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1Coríntios 2:9). Resta então valorizar cada momento em família nesta terra e viver pela fé. Com a certeza de que Jesus de Nazaré pagou a conta dos nossos pecados e nos espera na casa do Pai; lá desfrutaremos de pleno gozo, pois não haverá mais morte, nem pranto, nem dor. Devemos desfrutar a vida em família neste mundo de cobras e escorpiões. É o presente; presente de Deus também. Mas devemos ter em mente que a família de sangue e de amigos é só uma imagem pálida do deleite permanente que encontraremos na casa do Pai. Isso pode nos encorajar a viver em família e perseverar na fé, até a consumação dos séculos.

Clique aqui e leia a Parte II.

________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. O PRESENTE, A FAMÍLIA E A ETERNIDADE. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 008/2016, de 12/01/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/01/13/o-presente-a-familia-e-a-eternidade-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.