Ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra. – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

O texto de Jeremias 32 pode oferecer uma boa reflexão no bojo da crise que assola o país. Nesta hora é bom trazer à memória o que pode nos dar esperança. O relato bíblico diz que Jerusalém estava sitiada pelos babilônios e era iminente a tomada da cidade. Jeremias estava preso no pátio da guarda e nesse quadro adverso toma a decisão de comprar uma propriedade. A escritura é lavrada, o preço é pago e o título é guardado. Além do ato pessoal de fé, Jeremias anuncia ao povo – “Comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis está deserta…Comprarão campos por dinheiro, lavrarão as escrituras e as fecharão com selos, e chamarão testemunhas”. E o profeta anunciou ainda que o Senhor iria restaurar a sorte daquele povo (Jr.32: 42-44). Grande fé demonstrou Jeremias diante do caos. Será que o Brasil precisa de um novo Jeremias para profetizar bem-aventuranças no Século XXI?

Seis séculos antes de Cristo, Jeremias anunciou que a restauração da nação se daria depois de um longo período de cativeiro na Babilônia. Na mesma época, Ezequiel profetizou diante da visão de um vale de ossos secos, em que Deus foi juntando os esqueletos e injetando vida, até colocar todo mundo de pé (Ez. 37). Isaías, um pouco antes, profetizou acerca da vinda do Redentor e Salvador (Is.53). O nosso cativeiro já está em curso, a economia vai de mal a pior, não sabemos quando sairemos desta crise, e o Cristo de Deus continua sendo desprezado. Será que podemos ter esperança? Eu penso que sim! Porque é certo que o mesmo Deus que restaurou Israel continua presente na História. E o Cristo de Deus continua oferecendo salvação, isso tudo pode nos dar esperança. Deus certamente ouvirá a nossa oração e terá misericórdia dos brasileiros. No entanto, o tempo de sofrimento está exposto diante da nação e do mundo. Não sabemos quão difíceis serão os anos vindouros, mas sempre é tempo de aprender com Jeremias e voltar-se para Deus e orar. Com arrependimento e mudanças, podemos afirmar que a tempestade vai passar. Ainda se comprarão muitas casas, campos e vinhas nesta terra. Mas não será por obra de homem. Precisamos das misericórdias do Senhor que se renovam a cada manhã (Lm. 3:21-23). Porque ainda que os homens desperdicem todas as oportunidades, Deus pode fazer brotar vida das sepulturas. Só Ele pode restaurar esqueletos (Ez. 37:12-14). Busque o Senhor em oração. Confia no Senhor e Ele fará maravilhas.

________________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. Ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0214/2015, de 18/11/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/11/18/ainda-se-comprarao-casas-campos-e-vinhas-nesta-terra-amilton-alvares/ Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.