3 PERGUNTAS QUE ATRAVESSAM OS SÉCULOS


  
 

Amilton Alvares

No ensejo da Jornada Mundial da Juventude e da visita do Sumo Pontífice ao nosso país, cabe uma breve reflexão acerca da pessoa que está a inspirar todo esse afluxo de fiéis.
 
Jesus conversa com Marta, irmã de Lázaro e faz uma pergunta à mulher, apresentando antes uma singela afirmação: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente, Você crê nisso?
 
Em outra ocasião, Jesus conversa com os discípulos e pergunta: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?”. Simão Pedro, o Apóstolo responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
 
No julgamento mais conhecido da história, Pôncio Pilatos interrogou Jesus e perguntou antes de entregar o Cristo à crucificação: “Que é a verdade?”
 
Passados vinte séculos ainda estamos fazendo muitas perguntas acerca desse personagem que dividiu a História. Depois de tanto tempo ainda exaltamos os seus feitos, destacamos a singularidade de seu caráter e personalidade, sem deixar de ressaltar a sua bondade e mansidão. Entretanto, muitos ainda estão presos ao fato histórico, à procura de explicações acerca da forma e das circunstâncias; sem jamais terem alcançado o núcleo ou a essência do maior questionamento da vida. A resposta de Pedro espanca qualquer dúvida ― “Tu és o Cristo o filho do Deus vivo”. A essência é a verdade: Jesus é o Deus Salvador que morreu na cruz do Calvário pelos nossos pecados. E a pergunta feita a Marta reclama uma resposta pessoal de cada um de nós ― “Você crê nisso?".
 
As perguntas continuam fazendo sentido no tempo presente. As respostas também merecem uma reflexão. O carisma do Papa Francisco vai se pronunciando cada dia mais em afirmações positivas. Mas é o lastro sagrado de Cristo que arrasta as multidões. Por isso ainda podemos nos lembrar das últimas palavras do Papa Bento XVI: “Deixo a vida pública, mas não abandono a Cruz”.

____________________

* O autor é Procurador da República Aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ALVARES, Amilton. 3 PERGUNTAS QUE ATRAVESSAM OS SÉCULOS. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 76/2013, de 21/07/2013. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2013/07/21/3-perguntas-que-atravessam-os-seculos/ Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.