Em cem dias, CGJ expede mais de 770 certidões para pessoas hipossuficientes


  
 

Certidões beneficiaram pessoas comprovadamente sem recursos financeiros para arcar com os custos de segundas vias em cartórios do Amazonas.

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) expediu 775 certidões para pessoas hipossuficientes nos últimos cem dias. O balanço foi concluído nesta semana e corresponde aos primeiros três meses de gestão da nova administração do órgão do Poder Judiciário Estadual.

A emissão dos documentos é realizada pelo Setor de Certidões da CGJ-AM em benefício de cidadãos que, comprovadamente, não possuem recursos financeiros para arcar com os custos de segundas vias em cartórios do Amazonas. O setor é responsável pelo recebimento de requisições de segundas vias de registro civil de pessoas naturais, que abrangem: certidões de nascimento, de casamento e de óbito.

Neste período de pandemia e de recomendado distanciamento social, para preservar pela saúde e bem-estar dos solicitantes, o Setor de Certidões da CGJ-AM ampliou o atendimento e está recebendo requisições e fornecendo orientações, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, por meio do aplicativo Telegram, bastando ao interessado fazer download gratuito do aplicativo e entrar em contato com os técnicos da CGJ-AM pelo número: (92) 98503-0648.

Com o pedido formalizado, a CGJ-AM aciona a unidade extrajudicial (cartório) onde a certidão solicitada está registrada e fornece as instruções para o recebimento da segunda via do documento requerido.

Os pedidos à CGJ-AM podem ser feitos por pessoas hipossuficientes e também por Conselhos Tutelares, assistentes sociais e órgãos como: Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Instituto de Identificação e outras instituições.

Fonte: Anoreg/BR

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.