PAI DE TEMPO INTEGRAL – Parte II – Amilton Alvares


  
 

Como é bom ter pai! Mesmo que seja para um conselho inusitado, em que ele recomende atitude que venha a constituir negação de tudo o que você aprendeu na escola da vida.

Prossegue a operação Lava Jato. A nudez está posta. Tem filho que ajudou o pai a administrar contas secretas no exterior para esconder propina. Famílias pressionam os acusados a firmar acordo de delação premiada, para alcançar pena mais branda e não pagar o pato sozinho. Marcelo resistiu muito tempo e agora parece ter cedido diante do longo período de encarceramento. Ele já foi considerado um dos sessenta homens mais poderosos deste País. Amarga a prisão, e o pai, Emílio, estaria aconselhando o filho a abrir a boca e contar o que sabe. No início da Lava Jato, o pai foi contra a delação; agora, preocupado com a situação do filho, teria aconselhado Marcelo a entregar todo mundo. Ninguém sabe como isso vai terminar.

Pai sempre quer o bem-estar de seus filhos. Pai não gosta de ver filho em sofrimento. Entretanto, no mundo dos negócios os segredos são guardados a sete chaves; normalmente não se revelam segredos. Por isso, compreende-se a posição anterior do pai e do próprio Marcelo contra a delação. Não sei se os patriarcas da família Odebrecht fazem uma avaliação crítica e conseguem enxergar onde o grupo poderia ter mudado o curso da História. Só Deus sabe. Infelizmente a casa caiu, mas nunca é tarde para lembrar que “é melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”(Pv. 15:16).

O pai que tem a oportunidade de orientar o filho profissionalmente deve ser grato a Deus por esse privilégio. Feliz é o pai cujo filho seguiu a sua carreira. Os pais só não podem esquecer de orientar os filhos desde a mais tenra idade a andar nos caminhos do Senhor – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv. 22:6). No caso do Marcelo, depois da primeira condenação, não se sabe qual será o real efeito de eventual delação premiada tardia. A Justiça dos homens tem as suas regras. Perdão sem pena, só mesmo na Justiça de Deus, onde Jesus de Nazaré pagou o pato sozinho. Deus não pressiona ninguém a confessar os próprios pecados, pois Deus só pode acolher um ato voluntário de confissão e arrependimento. Isso serve para mim e para você, porque quem crê em Jesus de Nazaré e confessa o Senhor como Salvador não é julgado (João 3:16-18). A liberdade está ao alcance de todos nós. Jesus anuncia: “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20). Se você abrir – voluntariamente – a porta do seu coração, pode ter a certeza de que Deus vai entrar. Pode ser um sonho o que vou dizer. Mas seria maravilhoso ver os delatores da Lava Jato em contrição e arrependimento sincero diante de Deus, buscando reconstruir a vida sob a ética cristã. E ver um pai, que chora pela prisão do filho, pedir perdão publicamente porque não teve forças para andar com o filho em outra direção, seria ainda mais impactante. Para Deus nada é impossível, por isso eu tenho o direito de sonhar. E posso fazer minhas as palavras dos profetas e de Jesus de Nazaré – Arrependei-vos!

Para ler PAI DE TEMPO INTEGRAL – Parte I, clique aqui.

Para ler PAI DE TEMPO INTEGRAL – Parte III – Conclusão, clique aqui.

____________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. PAI DE TEMPO INTEGRAL – Parte II. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 113/2016, de 20/06/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/06/20/pai-de-tempo-integral-parte-ii-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.