CONTABILIDADE DO PECADO – Por Amilton Alvares


  
 

* Amilton Alvares

Quem começar a escriturar os próprios pecados logo chegará à triste conclusão de que a conta é impagável. E ao encarar essa dura realidade, naturalmente enxergará outra verdade: Para pagar uma conta impagável eu preciso de um Salvador. 

Max Lucado fez uma conta interessante: 10 pecados por hora x 16 horas por dia (período em que permanecemos acordados) x 365 dias por ano x 74 anos de vida média = 4.300.000 pecados na Contabilidade de um homem ou de uma mulher. Se você acha que estamos exagerando, considere então que você pratica um pecado por dia. Aí talvez você possa perguntar – Quais? A lista é interminável, mas considere alguns, como lascívia, soberba, orgulho, mentira, avareza, desonestidade, cobiça, ambigüidade, falta de domínio próprio e outras malignidades. E amar?! Quem ama ao próximo como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas? Com um pecado por dia, numa vida média de 74 anos, 365 dias por ano, a Contabilidade de uma vida exibirá a cifra de 27.010 pecados. Dá para pagar? 

Tem gente que acha que não comete pecado. Sabe o que a Bíblia diz? Se dissermos que não temos pecado, fazemos a própria Palavra de Deus mentirosa e a verdade não está em nós (afinal é Deus quem diz que somos pecadores). Mas se confessarmos os nossos pecados, é bom saber que temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo. Ele é fiel e justo para perdoar os pecados confessados e nos purificar de toda injustiça (1ª João 1:8-9 e 2:1-2). A Contabilidade do Pecado é mais feia do que as contas do petrolão e do mensalão juntas. Nos pecados, temos a certeza de que a confissão vai tirar eu e você do inferno, porque quem crê no Salvador não é julgado (João 3:16-18). No mensalão, muitos foram condenados e cumprem pena ou estão foragidos. No petrolão, a delação premiada vai ajudar alguns, mas não vai afastar a condenação de ninguém. E por que as coisas de Deus são diferentes? O profeta Isaías responde, falando em nome de Deus: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43:25). Em outro texto bíblico, o profeta Miquéias diz que Deus lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Mq. 7:19). E para eu e você não passarmos vergonha, Deus ainda vai colocar uma placa lá dizendo que é proibido pescar.

________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ALVARES, Amilton. CONTABILIDADE DO PECADO. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0233/2014, de 08/12/2014. Disponível em . Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.