Estado da Paraíba inicia transmissão de certidões eletrônicas via CRC Nacional




Dando continuidade ao a seu acelerado ritmo de expansão, a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), chegou ao Estado da Paraíba, com a integração de seus 298 Cartórios de Registro Civil. A partir de agora, o Estado paraibano fará a transmissão eletrônica de certidões. Deste modo, os cidadãos que necessitarem de certidões emitidas na Paraíba poderão dirigir-se a qualquer serventia de Registro Civil dos Estados interligados, sem ter que comparecer a unidade de origem, otimizando tempo e evitando gastos financeiros com intermediários.

O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Paraíba (Arpen-PB), Manfredo Goes Vieira de Melo, salientou que a exclusão de intermediários, e seus altos custos, é um grande diferencial deste novo serviço prestado pelas serventias. “Só o fato do cidadão não depender mais dos Correios e de gastos extras com deslocamento para conseguir uma simples certidão de nascimento já é um imenso avanço para o solicitante”, disse. “Isso sem contar que muitas pessoas que vem até nossos cartórios não sabem em qual unidade foi registrada, e agora com esta ferramenta, só precisará informar o nome para localizar seu registro, tendo sua vida facilitada”, finalizou Vieira de Melo.

Com a adesão da Paraíba, 22 Estados estão interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional. Os demais são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Maranhão.

Fonte: Anoreg/BR | 01/11/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>