LEGADO FAMILIAR – Amilton Alvares




Sobre a prática do caixa dois em campanhas eleitorais, Emilio Odebrecht disse que os pagamentos não contabilizados já existiam desde a época do pai dele, Norberto, fundador do grupo. Pelo jeito é um legado de família. Será que podemos classificar caixa dois e sonegação fiscal como condutas socialmente aceitas no mundo dos negócios? Ou são condutas que só reprovamos quando praticadas por outro? Certo mesmo é que por conta da propina que circulou pelo Caixa dois da Odebrecht, Marcelo, o filho de Emílio e neto de Norberto, está preso há mais de ano; e o seu acordo de cooperação com o Ministério Público vai expor ainda mais as vulnerabilidades das empreiteiras de obras públicas e deve arrebentar os últimos pilares de sustentação de um governo moribundo. Aguardemos o tsunami!

Pai sempre quer o bem-estar de seus filhos. Pai não gosta de ver filho sofrer. Não sei se os patriarcas da família Odebrecht fizeram uma avaliação crítica e conseguem enxergar onde o grupo poderia ter mudado o curso da História. Só Deus sabe. Infelizmente a casa caiu, mas nunca é tarde para lembrar que “é melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”(Pv. 15:16).

Deus não pressiona ninguém para confessar os próprios pecados, pois Deus só pode acolher um ato voluntário de confissão e arrependimento do pecador. Mas seria maravilhoso ver os delatores da Lava Jato em verdadeira contrição e arrependimento sincero diante de Deus e da Nação, buscando reconstruir a vida sob a ética cristã. E ver um pai, que chora pela prisão do filho, pedir perdão publicamente porque não teve forças para andar com o filho em outra direção, seria impactante para este País.  Senhor, tem misericórdia de nós, pais e filhos deste Brasil que precisa de restauração; capacita-nos a formar uma nova geração comprometida com a verdade e a integridade. Livra-nos de andar conforme o curso deste mundo. Orienta-nos no trabalho sério e honesto.

Nas confissões da Lava Jato, o que não se vê é arrependimento sincero e contrição. Sempre fica a impressão de que algo está escondido ou que a fraude não é revelada inteiramente pelo delator. O apelo que vem dos céus, desde os profetas do Velho Testamento é – Arrependei-vos! Sejamos cooperadores de Deus na instrução dos nossos filhos. Sejamos cooperadores de Deus diante de nossas famílias, auxiliando nossos entes queridos a lidar com a verdade. Sejamos cooperadores de Deus diante do sucesso ou do fracasso! A verdade liberta (João 8.32). Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Jesus de Nazaré, o Salvador) é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1ª João 1.9). A verdade pode custar caro na justiça dos homens, mas é um santo remédio diante de Deus. Ao abraçar a verdade em contrição e arrependimento ninguém será abandonado pelo Senhor. Vale a pena perseverar na verdade e fazer a escolha de andar mais perto de Deus e com justiça. Porque é o próprio Deus quem apaga os nossos pecados e deles não se lembra mais (Isaías 43.25).

Qual é o legado que você pretende deixar para seu filho? Pode ser uma vida marcada por erros e acertos, mas que não seja uma vida marcada pela soberba de quem acha que não tem de que se arrepender diante de Deus e dos homens. “Arrependei-vos”, diz o Senhor!.

____

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. LEGADO FAMILIAR. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 056/2017, de 27/03/2017. Disponível em http://www.portaldori.com.br/2017/03/27/legado-familiar-amilton-alvares/

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

One Response to “LEGADO FAMILIAR – Amilton Alvares”

  1. LEGADO, é justamente o que esta em falta nos dias atuais, isso na vida como num todo! Poderíamos elencar aqui uma lista infindável, de sociedades, instituições ( inclusive as denominadas cristã), tem se levedado pelo interesse no ter e no “se” passando por cima de qualquer princípios, seja ele moral ou ético, ou religioso, não ha mais limites para bestialidades, o caráter do homem moderno não preserva valore, humanos, muito menos cristão! É landeira a baixo rumo ao mais profundo abismo da selvageria capital, e porque não dizer dos modernos humanos selvagens, como aqueles advindo da teoria evolucionistas, mas com uma diferença. Aqueles matavam e comiam seus oponentes por se tratar de ritos da sobrevivência, hoje matam de fome, para saciar-lhes a famigerada ganancia da ambiciosa vaidade do ter!

    Responder

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>