Registro civil da cidade do Rio de Janeiro




O Arquivo Nacional possui em seu acervo documental livros talões de assentamentos de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nas diferentes pretorias e circunscrições da cidade do Rio de Janeiro, no período de 1929 a 1961, com alguns intervalos. Os registros civis de nascimento do período de 1929 a 1940 podem ser localizados por meio da base de dados DocJud.

Nela, o usuário pode fazer buscas pelo nome do registrado(a) (campos nome e sobrenome), nome dos pais do registrado(a) (campos nome e sobrenome), data do registro (campo data), pretoria em que foi registrado(a) (campo fundo) ou ainda por meio do local de nascimento, hospital ou endereço residencial, por exemplo (campo título).

Cabe lembrar que os nomes contidos na base de dados DocJud seguem uma padronização estabelecida de acordo com o Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras (1999). Tal iniciativa visa atender aqueles usuários que desconhecem a grafia em que o nome foi registrado. Contudo, alguns registros podem ser consultados também pela grafia original em que a pessoa foi registrada, por meio do campo título.

Quanto aos demais registros de óbitos, de casamentos ou mesmo os registros de nascimentos de 1940 a 1961 ainda não inseridos na base, devem ser procurados na base de dados SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) , em que só é possível a localização da certidão por meio da data e local (pretoria ou circunscrição), em que a pessoa foi registrada.

Vale ressaltar que registros de nascimento podem ser encontrados também em processos de habilitação de casamento na mesma base de dados DocJud, inclusive de períodos anteriores.

Para solicitar cópia do documento localizado, para maiores informações ou mesmo para dirimir dúvidas, entre em contato com o Setor de Atendimento a Distância ou ainda com o Setor de Atendimento Presencial na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.

Atendimento a Distância (RJ):
E-mail:  consultas@arquivonacional.gov.br
Telefone: (21) 2179-1257

Atendimento Presencial (RJ):
Endereço: Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Horário de atendimento de 7h30 às 19h30, sendo permitida a entrada apenas até às 18h30.

Fonte: Anoreg/BR | 17/10/2016.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>