Dados das serventias sobre registro Civil serão unificados pelo TJMA e IBGE


  
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, e o chefe da Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcelo Virgínio, discutiram, na terça-feira (11), a unificação dos registros informatizados das estatísticas de registro civil fornecidas pelas  serventias judiciais.

A proposta é unificar a alimentação dos sistemas para tornar a coleta efetiva e com maior segurança nos dados. “É uma forma de auxiliar as serventias e o IBGE no levantamento dos dados sobre o registro civil”, frisou o presidente do Tribunal de Justiça.

O desembargador Cleones Cunha autorizou a Diretoria de Informática a adotar as medidas para a unificação. De acordo com o diretor de Informática, Paulo Rocha Neto, o levantamento já está sendo feito para verificação das mudanças necessárias e o tempo para execução dos trabalhos.

O chefe estadual do IBGE, Marcelo Virgínio, ressaltou que a mudança possibilitará ao Instituto repassar ao Judiciário maranhense os dados regionais, além de evitar informações conflitantes, a exemplo de casos em que nascimento e divórcio apresentam datas iguais.

Na reunião, Marcelo Virgínio enfatizou o fato de as serventias trabalharem com vários sistemas, tendo a obrigação legal de repassar os números ao IBGE.

Para otimizar o processo, os relatórios serão extraídos automaticamente sem demandar tempo para preenchimento. A reunião de trabalho foi acompanhada por servidores do Judiciário e do IBGE.

Fonte: TJMA | 11/10/2016.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.