MG: Comissão Gestora publica AVISO CIRCULAR Nº 001/2016 para facilitar compensação


  
 

Documento aperfeiçoa o processo de apresentação da documentação para a compensação dos atos gratuitos.

A Comissão Gestora dos Recursos para a Compensação da Gratuidade publicou o AVISO CIRCULAR Nº 001/201, elaborado para facilitar a apresentação da documentação para a compensação dos atos gratuitos aos registradores civis das pessoas naturais de Minas Gerais.

A Comissão se dedicou nas últimas semanas a elaboração do Aviso Circular Nº 001/2016 que simplificou o acesso à compensação. Entre as alterações está a eliminação da  assinatura do Oficial e aplicação de carimbo nos documentos a serem apresentados para o pedido de compensação.  O documento traz ainda modificações suprimindo a aposição do termo “CUMPRIDO E AVERBADO COM DATA DE…” nos mandados judiciais.

O texto tratou também das alterações referentes às novas regras nos atos de reconhecimento de paternidade e registros tardios, conforme a edição do novo CPC e sobre a implementação do Selo Eletrônico. O Aviso Circular nº 001/2016 introduziu ainda o ATO NORMATIVO Nº 004/2016, publicado na mesma data.

O Aviso entrou em vigor ontem, data de sua publicação (17/10).

A partir de novembro, com referência aos documentos de outubro, já valerão as regras do novo Aviso.

Em breve os registradores e notários receberão a versão impressa do Aviso, a pedido da Comissão Gestora, para facilitar a consulta.

Fonte: Recivil | 17/10/2016.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.