A Escriptura Centenária da Vila Belmiro


  
 

Na próxima quarta-feira (12/10), o estádio Urbano Caldeira, também conhecido como Vila Belmiro completa 100 anos. Prestes a se tornar centenário, o CNB resgatou um pouco da história desse palco que já foi lugar de brilho de estrelas como Pelé, Pepe, Robinho e Neymar.

O dia 19 de junho de 1916 é considerado de extrema importância para o Santos Futebol Clube. Nesta data, o clube adquiria o terreno da hoje mundialmente conhecida Vila Belmiro. Harold R. Murray, então diretor em exercício, compareceu ao 3º Tabelionato de Notas de Santos para formalizar a compra. O ato foi testemunhado por Pelagio Lobo e Brasiliano Bento de Amorim.

Fundado no dia 14 de abril de 1912, o clube ficou mais pouco pouco mais de quatro anos sem casa. Treinava em um campo no bairro Macuco, em Santos. Na Igreja Coração de Maria, também na cidade, o clube disputava seus jogos. Até que, em 12 de outubro de 1916, na próxima quarta-feira, a hoje mundialmente conhecida Vila Belmiro foi, finalmente, inaugurada.

A aquisição do terreno foi registrada no Livro de Escrituras de número 74, na página 95, constando suas características: “situado na Vila Belmiro, entre as ruas D. Pedro I e Guarany, Tiradentes e Abolição; com área de dezesseis mil seiscentos e cinquenta metros quadrados. O preço pago à época foi de 66 contos e 660 mil reis. A diretoria antecipou as prestações cujo prazo final era de 10 anos, liquidando a dívida em 1º de agosto de 1922, inclusive pagando 35 contos de réis a mais no valor acordado.

Curiosidade: A posse definitiva do terreno e o registro da escritura foram feitos em 22/05/1989. O estádio foi batizado com o nome de Urbano Vilella Caldeira Filho, que era patrono do clube.

Possui um documento notarial histórico? Envie para ascom@notariado.org.br

Fonte: Colégio Notarial do Brasil | 07/10/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.