A AULA MAGNA DE JESUS DE NAZARÉ – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Não foi em Stanford, onde Steve Jobs proferiu famoso discurso em que recomendou a todos: “Você tem de encontrar o que você ama!”. Não foi em Harvard. Não foi na Sorbonne. Não foi na USP, na PUC nem na Universidade Federal. Foi no meio do mato que Jesus de Nazaré proferiu a sua aula magna, o discurso mais impactante da história da humanidade, “Sermão do Monte”, relatado no Evangelho de Mateus (capítulos 5/7) e também, de forma reduzida, no capítulo 6 do Evangelho de Lucas. Vendo as multidões e olhando para os seus discípulos, Jesus disse: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino de Deus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Bem-aventurados os mansos, pois herdarão a terra.  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos. Bem-aventurados os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores… Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus”. Jesus concluiu o seu discurso afirmando que o homem prudente ouve as suas palavras e as pratica, sendo semelhante àquele que edifica a casa na rocha. Chamou de insensato aquele que ouve e não pratica a palavra de Deus, comparando-o a quem edifica a casa na areia, que não resiste ao ímpeto do vento nem ao avanço do mar, e grande é a sua ruína.

No Sermão do Monte, Jesus de Nazaré também lançou advertência contra os falsos profetas, lobos roubadores que se apresentam como ovelhas. Destacamos os seguintes versículos de Mateus: “Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo…Nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (7:19-21). Afinal, qual é a vontade do Pai? A resposta é dada por João, o discípulo amado: “Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna” (1 João 2:23-25).  Qual é a vontade perfeita de Deus? Que eu e você sejamos salvos, confessando Jesus como Senhor e Salvador. Você tem de encontrar aquele que o ama com amor sem fim! Faça isso agora! Bem-aventurados os alcançados pela salvação de Jesus de Nazaré!

________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. A AULA MAGNA DE JESUS DE NAZARÉ. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 139/2016, de 26/07/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/07/26/a-aula-magna-de-jesus-de-nazare-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.