CEI será a primeira a se integrar ao Sistema Nacional de Informações de Registro Civil


  
 

Na última quarta-feira (18.05), a Anoreg-MT recebeu treinamento para integração da CEI com o SIRC, sistema que reúne informações de todos os cartórios de registro civil do país

A Central Eletrônica de Integração e Informações dos Serviços Notariais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI) da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) será a primeira Central a se integrar ao Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc).

Para tal na última quarta-feira (18.05), a Anoreg/MT recebeu treinamento para integração da CEI com o SIRC, sistema que reúne informações de todos os cartórios de registro civil do país sobre nascimento, casamento e óbito. O analista da Prosix Systens, Itamar Ramos, explicou que uma nova versão do aplicativo de envio dos arquivos pela CEI será lançado, o que gerará a integração com o sistema.

“Na CEI existe um aplicativo que envia arquivos nas versões em 1.1, 1.2 e 1.3, e iremos lançar a 1.4. Com essa nova versão o cartório de registro civil poderá enviar as informações necessárias para a SIRC, pela CEI, que fará isso automaticamente. Dessa maneira agilizando o processo das serventias, que em vez de abastecer duas centrais, abastecerá uma só”, pontuou.

Segundo a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, um dos objetivos da CEI, quando foi criada, era de justamente estar preparada para a integração com as demais centrais e sistemas do país.

“Os cartórios mato-grossenses e a Anoreg/MT seguem no pioneirismo no trabalho de modernização dos serviços prestados. A nossa central por reunir as seis especialidades de registros públicos é parâmetro para outros Estados”, disse.

CEI – A central é uma iniciativa inédita no país e reúne digitalmente as informações de todas as serventias mato-grossenses, sejam elas de Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Protesto, Tabelionato de Notas, Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis.

A plataforma da CEI foi desenvolvida e é mantida e operada pela Anoreg/MT e foi normatizada pelo Provimento nº 81/2014, da Corregedoria Geral da Justiça de Mato Grosso. O sistema de cadastros dos atos já funciona de maneira ampla. Atualmente a CEI já conta com 223 cartórios e quase 7 milhões de atos já cadastrados.

Fonte: Arpen/Brasil – Anoreg/MT | 23/05/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.