BURACO DA ALMA – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Todos buscam felicidade e sempre falta alguma coisa. Dostoiévski disse que “todo homem tem um vazio do tamanho de Deus”. Seria esse o buraco da alma que só pode ser preenchido por Deus?

O homem foi criado por Deus para ser espiritual. No entanto o homem se desgovernou e desfila com rebeldia pelo mundo sem dar bola para o Criador. Veja a descrição bíblica dessa dura realidade: “Porque os homens desprezaram o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável para a prática de coisas inconvenientes’ (Romanos 1:28).

A Bíblia chama o homem para viver junto de Deus. O próprio Deus clama. E o pensamento de Santo Agostinho está bem ajustado a esse apelo – “Fizeste-nos para ti e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em ti”. A Bíblia adverte acerca da loucura deste mundo, especialmente por falta de discernimento espiritual: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas” (1ª Coríntios 1:14-15). Temos aí o fator que distingue o homem espiritual do homem carnal. A pergunta é: ONDE ESTÁ VOCÊ?

São Tomás de Aquino disse que “dentro de cada pessoa existe uma grande sede de felicidade e propósito na vida”. Perseguir felicidade nesta vida não é loucura. Loucura é perseguir obstinadamente a felicidade, sabendo que vivemos num ambiente de sofrimento. Aqui há divórcio, doença, morte, crises e desastres. C.S. Lewis disse que essa nossa busca incessante pela felicidade só nos levará à infelicidade, porque o sofrimento é inerente à vida humana. Eu preciso compreender que nossa pátria não é aqui, a nossa pátria está nos céus. Somos forasteiros e peregrinos nesta terra. E para compreender melhor isso eu preciso da ajuda do Espírito Santo de Deus. É o Espírito que nos leva à intimidade com Deus e nos deixa em condições de nos relacionarmos com ele. A Bíblia diz que nós somos selados pelo Espírito Santo para o dia da redenção (Efésios 4:30). Mas para isso eu preciso tomar a decisão de entregar a minha vida a Jesus Cristo. Não há outra solução. Eu preciso tomar a decisão de confessar Jesus como meu Salvador para que o Espírito Santo venha habitar em mim. Eu preciso nascer de novo, conforme a explicação dada por Jesus em sua conversa com Nicodemos: “Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (João 3:5-6). A vida nesta terra tem muitos problemas e exige perseverança. Mas eu não posso esquecer que a nossa pátria está no céu. Jesus de Nazaré é o único que pode nos levar para lá. O Espírito Santo pode nos dar discernimento acerca de todas essas coisas. Não jogue fora o seu homem espiritual. Aprenda a viver em contentamento no Senhor. Deixe Deus preencher o buraco de sua alma! Jesus quer completar a alegria em sua vida.

________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. BURACO DA ALMA. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 090/2016, de 16/05/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/05/16/buraco-da-alma-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.