DO NATAL AO CARNAVAL – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Tudo tão próximo, tudo tão distante. Em dezembro, a voz do Natal entrou nos lares com muita emoção e poucas mudanças. Veio o Ano Novo com euforia e glamour. Todo mundo formulando votos de sucesso, paz, alegria e um monte de bem-aventuranças, coisas que nem sempre se realizam. Janeiro se apresentou e trouxe à tona a realidade da crise. Continuamos em festa, porque fevereiro vem aí. É Carnaval! Ninguém pode perder a folia, porque no Brasil o ano de trabalho começa depois do Carnaval. Assim tocamos a vida deixando Deus à margem, no ritmo do Zeca Pagodinho e do “”deixa a vida me levar, vida leva eu”.

Virá a Páscoa e os ouvidos ensurdecidos do Natal não estão preparados para a celebração da ressurreição de Cristo. Dá para imaginar Deus assistindo todas essas comemorações. Ele só não fica perplexo, porque conhece a nossa velha natureza, inteiramente voltada para a satisfação do próprio ego. Vestimos fantasia de bom samaritano, mas na verdade fazemos a travessia do Natal até a Páscoa, sem dar a menor bola para Deus. O que mais queremos são os nossos próprios presentes e regalos. E se Deus nos nega algum privilégio, saímos a praguejar, reclamando da sorte e do destino. Às vezes até mostramos resignação diante dos infortúnios, porque acreditamos que Deus sempre vai quebrar o nosso galho. Buscamos o “Deus” das nossas conveniências. E esse, verdadeiramente, não é o Deus da Bíblia.

Se no Natal a celebração do nascimento de Jesus não trouxe mudanças, agora é tempo de começar a olhar para a Páscoa, em busca da ressurreição interior. Deus quer entrar em nossa vida, mas cada um de nós precisa deixar o Salvador entrar. Se você perdeu a oportunidade no Natal, aproveite então a oportunidade que se apresentará na celebração da ressurreição. E você nem mesmo precisa esperar a Páscoa para tomar essa decisão. Pode ser em janeiro, pode ser em fevereiro, pode ser no Carnaval ou na Quaresma. Deixe a promessa da ressurreição embalar a sua vida. Deixe o calendário da vida útil começar. O Carnaval vai passar. A vida vai passar. Você só não pode perder o bonde da história, o caminho da salvação. Ouça com atenção as palavras de Jesus de Nazaré – “- “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”” (João 14.6).

Textos mencionados neste artigo e publicados no Portal do RI:

A voz do Natal…clique aqui…..

A voz do Ano Novo……clique aqui…..

________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. DO NATAL AO CARNAVAL. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 016/2016, de 25/01/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/01/25/do-natal-ao-carnaval-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.