Recivil lança emissão do CPF nas certidões de nascimento através da CRC-MG




O novo serviço conta com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais.

Belo Horizonte (MG) – O Recivil lançou na sexta-feira (18.12), no cartório de Registro Civil e Tabelionato de Notas de Venda Nova, em Belo Horizonte, a emissão do CPF nas certidões de nascimento através da Central de Informação do Registro Civil de Minas Gerais (CRC-MG).

O pai de Nicole Valentine Alves Albergaria, de apenas 10 dias de vida, saiu do cartório com a certidão de nascimento da filha com a inscrição do número do CPF. “Pra mim foi uma notícia bacana, porque não vou precisar daquela correria danada para tirar o CPF dela depois. Com a certidão de nascimento já posso dar entrada nos outros documentos de forma mais rápida”, disse Miquelângelo Araújo Albergaria dos Reis.

O lançamento do novo serviço, que conta com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, foi acompanhado pelo corregedor, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, pelos juízes auxiliares da Corregedoria para os Serviços Notariais e de Registro, Roberto Oliveira Araújo Silva e Simone Saraiva de Abreu Abras, pela registradora civil de Venda Nova, Maria das Graças Nunes Ribeiro, pelo oficial substituto, Robson Ribeiro, pelo interventor judicial do Recivil, Marco Túlio de Alvim Costa, e pelo coordenador do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa.

“Este trabalho realizado aqui pelo cartório de Venda Nova, juntamente com o Recivil, vai trazer grandes benefícios para a população. É muito importante para a criança, ao ser registrada, já ter o CPF, pois é um número essencial na vida de cada brasileiro. Eu cumprimento todo o Recivil e o cartório de Venda Nova por esta iniciativa. É muito importante que a gente cada vez mais divulgue esse novo serviço que está sendo lançado hoje aqui”, disse o corregedor-geral de Justiça, Antônio Sérvulo dos Santos.

A oficiala Maria das Graças Nunes Ribeiro também falou da importância do serviço. “É um novo serviço que traz um benefício enorme para a comunidade, na medida em que a partir do momento em que você já faz o registro de nascimento da criança e também a inscrição no CPF já diminui para a família e para esse novo cidadão o custo para ter que procurar, ter que ir atrás para conseguir esse novo documento, que possibilita à família, de imediato, a abertura de conta bancária já vinculada ao nome dessa criança. É um avanço para o próprio registro civil e é uma nova oportunidade de prestação de serviço público. Por meio da CRC estadual e por meio do Recivil e da Corregedoria, foi oportunizado essa nova prestação de serviço para todos os cartórios de Minas Gerais”, explicou.

Segundo o interventor judicial do Recivil, Marco Túlio de Alvim Costa, o novo serviço foi feito para valorizar o estado de Minas Gerais. “Temos uma excelente estrutura em Minas Gerais que não perde em nada para outros estados do país. Nossa intenção foi a de lançar a emissão do CPF nas certidões de nascimento através da CRC-MG, valorizando o que nós já temos e valorizando também os registradores civis mineiros”, disse.

O cartório que quiser emitir o CPF juntamente com a certidão de nascimento deve entrar no módulo “CPF”, no Webrecivil, fazer o download do termo de adesão e enviá-lo ao Recivil através do email informatica@recivil.com.br, ou para o endereço: Avenida Raja Gabáglia 1670 – 5° andar, bairro Gutierrez, Belo Horizonte – MG. Cep: 30.441-194. A/C Departamento de Informática.

Em seguida, será liberado o módulo para a emissão da certidão com o número do CPF. O serviço está disponível para qualquer tipo de sistema. Na próxima segunda-feira (21.12), o Recivil irá divulgar o manual com o passo a passo para acesso ao módulo CPF.

Fonte: Recivil | 18/12/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>