Solicitação de 2ª via da certidão de nascimento, casamento ou óbito pode ser feita por aplicativo de celular em MG


  
 

Mineiros que precisarem da segunda via da certidão de nascimento, casamento ou óbito de algum parente poderão solicitar o documento por meio do celular. O serviço está disponível desde terça-feira (2), no aplicativo MG App.

Além de solicitar o documento, será possível escolher entre a retirada no cartório ou o recebimento em casa. Neste caso, haverá taxa para entrega. A medida pretende deixar o processo mais eficiente, reduzindo custos. É o que explica Genilson Gomes, presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil)

“Nos cartórios, vamos diminuir o atendimento presencial com as solicitações sendo realizadas pelo MG App. Para o Estado, além de oferecer mais um serviço de natureza pública à população, será reduzido o envio de relatórios físicos, proporcionando mais eficiência e economia. E, principalmente, a população será beneficiada porque terá a facilidade de solicitar os pedidos de segunda via de certidões por meio do próprio celular. Com isto, evita-se deslocamentos e todo mundo sai ganhando”.

O governo espera que, com essa iniciativa, mais pessoas possam utilizar a plataforma. Atualmente, o MG App tem 1 milhão de usuários cadastrados.

Passo a passo
Para solicitar os documentos é necessário fazer o download do aplicativo MG App, disponível nas versões Android e iOs e, em seguida, fazer o login por meio do Gov.br.

No menu principal, estão as opções “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito”. Ao clicar, será possível “Emitir Certidão”, pesquisando pelo nome e município, bem como visualizar em “Minhas Certidões” as solicitações em andamento ou concluídas.

Todos os valores são informados no próprio aplicativo, assim como a geração do boleto para pagamento.

Fonte: Recivil

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.