Cartórios do Estados de Alagoas e Paraná preparam-se para integrar à Redesim


  
 

Foram realizadas reuniões entre o IRTDPJBrasil e as Juntas Comerciais dos dois estados para detalhar como será feita a integração

Os presidentes das Juntas comerciais do Paraná e de Alagoas -Marcus Rigoni e Carlos Araújo, respectivamente – reuniram-se com o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, na semana passada. A pauta das reuniões virtuais foi a integração dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas destes estados à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), gerida pelo governo federal.

Além do Paraná e de Alagoas, cartórios de outros nove estados brasileiros, em breve, poderão deferir CNPJ por meio da Central Nacional dos cartórios de RTDPJ – www.rtdbrasil.org.br. A integração também contemplará as seguintes unidades da Federação: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

As videoconferências com os presidentes da Jucepar e Juceal também contaram com a presença das equipes técnicas envolvidas na integração. Ainda estiveram presentes a presidente do IRTDPJ/Paraná, Elisa Dudecke Azevedo, registradora em Curitiba, e os demais registradores da capital. De Alagoas, além de Rainey Marinho – presidente do IRTDPJ estadual – participou o registrador Lucas Pituba de Carvalho.

A adesão dos cartórios desses 11 estados à Redesim se dará por meio da integração da Central RTDPJBrasil e o Sistema Facilita, da empresa Vox Soluções Tecnológicas.  Concluída a integração, que é supervisionada pelas Juntas Comerciais, as serventias poderão realizar os processos de deferimento, alteração e baixa do CNPJ. “O objetivo das reuniões foi demostrar às Juntas Comerciais o quanto já avançamos na integração à Redesim, por meio da Central RTDPJBrasil, além de definirmos como será o fluxo das informações”, explica Marinho.

No Paraná, 173 cartórios de RCPJ serão integrados e, em Alagoas, 66. A previsão é que o período de testes e o início das operações ocorram ainda neste mês de dezembro. Os demais estados deverão estar integrados nos primeiros meses de 2021.

Fonte: IRTDPJBrasil

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.