Sociedade Brasileira de Cardiologia utiliza Portal da Transparência como base para estudo


  
 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desenvolveu estudo internacional chamado “Excess of cardiovascular deaths during the COVID-19 pandemic in Brazilian capital cities”, com base em dados de óbitos por doenças cardiovasculares disponibilizados pelos Cartórios de Registro Civil do País e disponíveis para consulta no Portal da Transparência do Registro Civil (aba “Causas Cardíacas”). O material foi publicado pela BMJ, publicação periódica do Reino Unido considerada uma das mais importantes sobre medicina no mundo.

O trabalho analisa o excesso de mortes por causas relacionadas ao coração durante o período da pandemia de Covid-19, no Brasil, e propõe relações entre os dados e o crescimento dos casos da doença no País. Foram observados dados de seis capitais brasileiras: São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE, Recife/PE, Belém/PA e Manaus/AM para identificar aspectos como causas dos óbitos (entre Covid-19, outras doenças respiratórias, doenças cardíacas, e mais), locais das mortes (entre hospitalares e domiciliares), aspectos socioeconômicos dos municípios, a forma como a pandemia afetou o sistema de saúde de cada cidade, entre outros.

A SBC foi responsável por auxiliar a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) a desenvolver o módulo de doenças cardíacas presentes no Portal da Transparência, no último mês de junho. Para ler a íntegra do estudo publicado, clique aqui e faça o download.

Fonte: Arpen-Brasil

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook e/ou assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito.