Ciclos de dor e alegria – Por Amilton Alvares


  
 

Está em curso um período de dor e sofrimento, que alcança todas as nações da Terra. Como o profeta Jeremias, eu também “quero trazer à memória o que me pode dar esperança” (Lm 3.21).

Durante setenta anos, os judeus permaneceram no cativeiro da Babilônia. Jerusalém fora destruída pelo exército de Nabucodonosor, derrubaram o templo e os muros, queimaram as casas e levaram os jovens cultos, nobres, bons profissionais e guerreiros para a Babilônia (2 Reis 24: 8-16). Com a ascensão do Império Medo-Persa, Dario, rei dos medos conquistou a Babilônia, e, depois dele reinou Ciro, o rei persa, que permitiu o retorno dos judeus para Jerusalém. Ao retornar para uma terra arrasada, o grande sonho dos judeus era reconstruir Jerusalém e o templo. O livro de Esdras bem descreve o momento histórico em que, diante de uma terra arrasada, são lançados os alicerces do novo templo – “Muitos, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em alta voz…, muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria, de maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes de choro do povo…” (Esdras 3.8). Grande acontecimento e grande alegria, depois de um período de intenso sofrimento no cativeiro da Babilônia.

Eu também “quero trazer à memória o que me pode dar esperança”, quero ver esta terra restaurada. Hoje, estamos vivendo o nosso cativeiro com a covid-19, muita gente em reclusão nas próprias casas. Mas vem aí o período de libertação do cativeiro. Em breve nós veremos a recuperação deste país, e todos podemos repetir o cântico de Jeremias – “Nesta terra, da qual dizeis está deserta, ainda se comprarão campos por dinheiro e lavrarão as escrituras” (Jr 32:43-44). A crise vai passar. A covid-19 será dominada e o seu poder de matar será aniquilado. A economia vai melhorar, os empregos retornarão e a paz voltará a reinar entre nós. Espero que saiamos mais fortalecidos desta crise. Precisamos nos reinventar; que o Senhor nos capacite. E, assim como os judeus retornaram esperançosos para Jerusalém, no Ano 538 A.C., a minha esperança é que depois desta crise do coronavírus a normalidade será restabelecida e nós buscaremos mais o Senhor. Com isso, podemos deixar para trás um ciclo de dor para ingressar num ciclo de júbilo e contentamento no Senhor. Deus proverá livramento e suprimento!

A crise vai passar. Mas eu e você precisamos aprender o que Deus quer nos ensinar neste caos. Precisamos levar Deus mais a sério! Podemos começar o aprendizado com uma lição simples: “Não há salvação em nenhum outro” (Atos 4.12). Verdade bíblica: Só Cristo salva! Creia e confie, Ele vai restaurar a nossa terra. E quando vier o novo ciclo de gozo e alegria, o brasileiro que estiver fora do nosso país ainda vai cantar o poema de Gonçalves Dias: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. Não permita Deus que eu morra, sem que volte para lá”. A crise vai passar! Deus vai restaurar este lugar.

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.