TJ/AC: Poder Judiciário do Acre lança sistema de emissão de selos eletrônicos para cartórios


  
 

A Corregedoria-Geral da Justiça do Acre apresentou o Sistema de Gestão Extrajudicial, que facilitará controle e fiscalização dos serviços extrajudiciais.

O Poder Judiciário Acreano, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça Estadual, apresentou para delegatórios, registradores e interinos do Acre, na quinta-feira (1°), o Sistema de Gestão Extrajudicial (Extrajud), que é um software desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com objetivo de melhorar os serviços prestados pelos cartórios à população, fornecendo modernidade, agilidade e transparência aos atos extrajudiciais.

Na solenidade, a desembargadora-presidente do TJAC, Denise Bonfim, reconheceu a importância do sistema, destacando a atuação de todos os desembargadores e servidores no processo de concepção e implantação do Extrajud.

“Parabenizo todos os envolvidos no projeto. Esta é uma semente plantada desde a administração do desembargador Adair Longuini e hoje concretizamos. O Extrajud traz transparência, modernização e avanços para os serviços prestados a sociedade”, disse a presidente.

Também prestigiaram, o vice-presidente do TJAC, desembargador Francisco Djalma, a corregedora-geral da Justiça, Waldirene Cordeiro, os desembargadores: Eva Evangelista, Regina Ferrari, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Luis Camolez, assim como os juízes de Direito, Cloves Augusto (auxiliar da Corregedoria) e Olivia Ribeiro, além da vice-presidente Associação dos Notários e Registradores do Estado do Acre (Anoreg/AC), Marlene Decarli e o presidente do Colégio Notarial, Ricardo Martins.

O vice-presidente, desembargador Francisco Djalma, discorreu sobre a unidade da Justiça Acreana, destacando a transparência para administração dos cartórios, proporcionado pelo Extrajud. “Com o sistema efetivamos com mais qualidade nosso serviço público. Isso mostra que o Tribunal de Justiça está sempre atento à modernidade e aperfeiçoamento”.

Modernidade e Transparência

A corregedora-geral da Justiça explicou que, no Acre, sete unidades de serviços notariais e de registro estão operando com o Extrajud, mas a previsão é que em 60 dias todos estejam usando o sistema. A desembargadora Waldirene Cordeiro ressaltou que “o Extrajud traz segurança aos atos judiciais, possibilita conferir na rede mundial de computadores os atos praticados, moderniza o trabalho, traz celeridade, confiabilidade aos atos lavrados”.

A corregedora-geral lembrou que “o Extrajud é uma obra coletiva de todas as administrações, que pensaram isso no Tribunal”.

Todo esse esforço conjunto e ininterrupto da Justiça Estadual foi reconhecido pela vice-presidente da Anoreg/Acre, Marlene Decarli, “esse é um momento de alegria. O sistema além de fazer a operacionalidade dos serviços, faz também o gerencial, proporciona transparência. Este é um momento de agradecimento por todo esse trabalho”.

Entre as principais funcionalidades do sistema estão: realização de cadastros básicos, visualização de Atos, geração de fundos, emolumentos, pedidos e consultas de selos, e emissão de relatórios. A população pode realizar a consulta de selos digitais no seguinte endereço eletrônico: www.selo.tjac.jus.br.

Outra vantagem do sistema é a economia, pois com um programa próprio, o TJAC não precisará mais contratar empresa terceirizada para realizar este serviço. “Deixar de comprar o selo de uma empresa terceirizada para produzir nosso selo é uma economia. Cresceremos na arrecadação e forneceremos mais autenticidade para os selos”, comentou a desembargadora Regina Ferrari.

O analista judiciário, Josemar Mesquita, acrescentou que a Ditec ainda desenvolveu o Aplicador de Selo Digital, que complementa o Extrajud, permitindo “a recepção dos arquivos de selos digitais, impressão de selos e geração do arquivo de retorno para o sistema Extrajud”, afirmou Mesquita.

Fonte: TJ/AC | 06/11/2018.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.