DEUS E AS TRAGÉDIAS – Amilton Alvares


  
 

O mundo arde em chamas e se afoga nos próprios pecados. Furacões, terremotos, incêndios, guerras e mais guerras estão a revelar a insignificância do homem diante do Criador. Vivemos num ambiente de caos e sofrimento, onde mal conseguimos intercalar alguns poucos momentos de gozo entre a tragédia de ontem e a catástrofe que se apresentará amanhã. A dor se espalhou por toda a Terra.

Deus nunca fugiu do caos. Ele sempre se apresenta e prevalece diante da escuridão da História. Só Ele pode ordenar diante do caos:  – “Haja Luz!” (Gênesis 1.3). Deus está comprometido com a vida e prestando socorro nas tragédias individuais e coletivas. Ele nunca abandonou o homem à própria sorte. Eu posso testemunhar que Ele não me deixou sozinho na estrada no pior inverno da minha vida*. Multidões podem testemunhar o livramento de Deus no meio das tragédias.

Corações ensoberbecidos, vidas ensimesmadas e falta de discernimento espiritual podem nos enganar diante do sofrimento. Sejamos gratos sempre em qualquer circunstância, porque a ingratidão causa cegueira espiritual. Não podemos permitir que o inconformismo com tragédias seja transformado em manifestação de confronto e questionamento diante de Deus. Muitos podem perguntar diante da tragédia: – Onde está Deus? Diferentemente, quem pedir entendimento para Deus poderá ser consolado diretamente pelo Espírito Santo. Com gemidos inexprimíveis o Espírito intercede por nós (Romanos 8.26) e pode dizer: Deus está onde sempre esteve, ao seu lado, chorando com a sua dor. Ele nunca está a uma distância em que não possa ser encontrado. Ele mesmo pode encontrar você no meio da tragédia, trazendo consolo, cura e salvação. Não fuja de seu Redentor e Salvador. Ore pelas vítimas do terremoto do México, mas não deixe de reconhecer que Deus sabe o que está fazendo. Como dizia o mestre Ary Velloso, Deus deixa-nos compreender algumas coisas e outras não (Deuteronômio 29.29). Deus não perdeu o controle da História.

*Para ler do mesmo autor DEUS NÃO ME DEIXOU NA ESTRADA, clique aqui.

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. DEUS E AS TRAGÉDIAS. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 176/2017, de 21/09/2017. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2017/09/21/deus-e-as-tragedias-amilton-alvares/

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.