CONTABILIDADE DA CORRUPÇÃO – Amilton Alvares


  
 

A “pilha de dinheiro” exposta em Curitiba, propaganda do filme da “Lava Jato”, é uma pálida imagem da fortuna saqueada dos cofres públicos. Não passa de uma gota no oceano da trapaça, onde desfilam os corruptos sem nenhuma dor na consciência, com seus postos, cargos, insígnias e condecorações. Ninguém sabe quanto ainda será recuperado nem quanto efetivamente foi desviado.

Não podemos pensar que só os políticos são corruptos. A dura realidade do ensino bíblico é de que todos somos corruptos (Jeremias 17.9). Se fomos chamados por Deus para fazer uma pilha similar na frente das nossas casas, para retratar todos os nossos pecados, certamente isso causaria tanto espanto quanto a “pilha de dinheiro” de Curitiba. A multidão dos nossos pecados formaria pilhas enormes, maiores do que a Catedral da Sé. E é bom lembrar que a conta dos nossos pecados é impagável!

Aí entra a mensagem da Cruz: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor… que me livrou da lei, do pecado e da morte” (Romanos 7:24 – 8:2). O Cristianismo me ensina que não somente eles são pecadores. Todos somos pecadores! Submetendo-me a Cristo eu consigo olhar para dentro de mim mesmo e ver toda a podridão que habita meu ser. Eu olho para a contabilidade da corrupção em Curitiba, mas não deixo de olhar para a contabilidade dos meus pecados. Eu sei que sou pecador, mas não me conformo com esse estado de coisas e procuro me levantar a cada tropeço, em arrependimento, contrição e confissão. Glória a Deus porque nos deu o Salvador Jesus de Nazaré. Glória a Deus porque sempre me traz à lembrança que se dissermos que não temos pecados a verdade não está em nós, mas se confessarmos os nossos pecados, Ele (Jesus) é fiel e justo para perdoar e nos purificar de toda injustiça (1ª João 1:8-9). Avante Brasil! A corrupção é sistêmica, mas Cristo tem de fazer a diferença em nossas vidas. Ninguém pode agradar a Deus sendo simplesmente um cristão nominal. Nem servindo a dois senhores!

Para ler do mesmo autor CONTABILIDADE DO PECADO, clique aqui.

____

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. CONTABILIDADE DA CORRUPÇÃO. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 164/2017, de 04/09/2017. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2017/09/04/contabilidade-da-corrupcao-amilton-alvares/

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.