Aquele que é a Palavra – Amilton Alvares


  
 

Soa como esquisitice dizer que o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Não deixa de ser estranho dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus e nela não há erro algum. Certamente você já ouviu dizer que homens escreveram a Bíblia, dirigidos pelo Espírito Santo, portanto Deus é o autor intelectual da Bíblia? Diante da “Palavra” e tantas informações que recebemos diariamente, muitos são os questionamentos e dúvidas, especialmente acerca da vida eterna. Convido-o a uma breve incursão no Evangelho de João. Por favor, faça isso sem ideias preconcebidas e me acompanhe nesta reflexão.

Afinal o que é a Palavra? Considere a simplicidade do relato de João na abertura de seu evangelho, quando o Autor faz a apresentação de Jesus Cristo – “ No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus” (Jo 1:1, NVI). Perdoe-me se agora acrescentei mais um complicador ao seu raciocínio. O texto diz que Jesus Cristo é a Palavra e que Jesus é Deus. Esta afirmação de João se completa com muitas informações da Bíblia acerca de Jesus: Ele é a Verdade (Jo 14:6); Ele e o Pai são um e a Palavra é a verdade (Jo 17); Ele tem as chaves da morte e do inferno…Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio de seu sangue…Ele é o Alfa e o Ômega (Ap 1:2-8), entre outras afirmações. Assim, ainda que você refute a Bíblia como a Palavra de Deus, ainda que você não aceite que Jesus é Deus, ainda que rejeite a idéia de que Ele é a Palavra encarnada, considere, pelo menos,  que a Bíblia pode ser a Constituição de Deus outorgada aos homens. Considere que a palavra, em conjunto, dos apóstolos e profetas, pode ter mais valor do que afirmações isoladas de gente que não andou com Jesus de Nazaré.  Confronte o que você lê e ouve diante da Bíblia, que, por ser um Código de Normas, não pode ser interpretada por tiras ou partes, conforme já ensinava o Ministro Eros Grau do STF. Considere que qualquer afirmação no plano teológico tem de encontrar amparo e entroncamento na Constituição de Deus. Quem fizer esse confronto com a Bíblia verá que Jesus Cristo é a Palavra e também Deus e Salvador! A Bíblia permaneceu hígida pelos séculos e não pode ser desprezada. O testemunho dos apóstolos não pode ser desprezado diante de crendices e doutrinas de homens que não andaram com Jesus. Considere esta afirmação do apóstolo Paulo em 2ª Timóteo 3.16: “Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para a educação na justiça”.

Ainda que seja para rejeitar, você não pode abrir mão de conhecer as revelações da Bíblia. E quem ensina acerca da Palavra não pode cometer o erro dos doutores da lei do tempo e Jesus. Ele mesmo fez a advertência que também serve para nós: “Aí de vocês, peritos da lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar” (Lc 11:52). Uma recomendação simples pode ser dada, sem medo de errar. Conheça a Palavra e a Palavra revelará o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e foi morto desde a sua fundação (Jo 1.29, Ap 13.8).

____

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. AQUELE QUE É A PALAVRA. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 039/2017, de 01/03/2017. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2017/03/01/aquele-que-e-a-palavra-amilton-alvares/

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.