ESTRADAS DA VIDA – Amilton Alvares


  
 

A poesia na música de Milionário e José Rico bem retrata o anseio de toda alma humana: “Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar”. A segunda parte da letra mostra que a gente sempre enfrenta perdas nessa longa caminhada – “Mas o tempo cercou minha estrada, e o cansaço me dominou, minhas vistas se escureceram e o final da corrida chegou”. De fato, o sucesso não é capaz de afugentar o sofrimento, que é inerente à vida humana. Estamos sempre correndo, mas o fim chegará para todos! É certo que não estamos preparados para a velhice nem para a morte. Mas por que tanta inquietação? Será a morte o fim? A sepultura seria o termo final da existência humana?

Tenha uma certeza, nas estradas da vida, a jornada pode ser difícil, mas Deus sempre estará presente para oferecer resgate. Muitas vezes Ele fica à margem, torcendo pelo seu acerto. Sempre pronto a entrar na peleja, aguarda apenas a sua súplica ou pedido de socorro. Deus jamais se colocará a uma distância em que não possa ser encontrado por aquele que precisa de sua ajuda. Nem sempre encontramos sucesso nas estradas da vida, mas na jornada com Cristo, o Filho de Deus, é certo que seremos campeões. Porque Cristo assegurou a vitória sobre a morte. O apóstolo Paulo advertiu que se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, somos dignos de compaixão (1 Coríntios 15:19). Cristo venceu a morte e estabeleceu o reinado da Graça. Esse triunfo também é seu e meu, e está ao alcance de todo aquele que crê em Jesus e confessa o seu nome como Salvador – Quem crê em Jesus não é condenado e tem a vida eterna (João 3:16-18).

Como diz a canção de Milionário e José Rico, o tempo vai cercar a estrada, as vistas vão escurecer e a corrida terrena chegará ao fim. Mas você não precisa temer. Pela mão de Jesus Cristo você invadirá a eternidade em triunfo e estabelecerá uma jornada de glória com Deus. Por isso, ainda que você esteja cansado e no meio da tribulação de uma estrada pedregosa, pode acreditar que Deus quer lhe dar uma jornada venturosa, que começa aqui e não termina na eternidade. Em Cristo, não somos mais o que somos, pois passamos de pecadores a remidos do Senhor. Em Cristo, não recebemos o castigo que merecemos, porque o castigo que nos traz a paz estava sobre Jesus de Nazaré na cruz do Calvário (Isaías 53:5).  Em Cristo, eu preciso compreender que merecia condenação, mas Ele me deu salvação. Por isso eu posso entoar um cântico de gratidão e dar glórias a Deus por sua maravilhosa graça. Com a firme convicção de que o pecador arrependido é justificado por Deus e vive pela fé, sabendo que o sucesso não depende de correria humana nem de galope na estrada. Porque está escrito que: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois Ele (o Senhor) supre aos seus amados enquanto dormem” (Salmos 127:1-2). Você já é um campeão! Deus tem um corpo de glória esperando por você. E na cidade eterna não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Apocalipse 21:4). Confia a sua vitória ao Senhor e não abandone a Estrada da Salvação de Jesus de Nazaré.

_____

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. ESTRADAS DA VIDA. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 215/2016, de 16/11/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/11/16/estradas-da-vida-amilton-alvares/ Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.