LUTOU COM DEUS E PREVALECEU – Amilton Alvares


  
 

Deus desceu do céu. Queria olhar de perto como anda a vida dos homens na terra. Deus vestiu-se como humano e foi dar uma volta na periferia das grandes cidades. Certo dia, lá pelas duas da madrugada, passava pelo Jardim Ângela, bairro violento de São Paulo. Repentinamente, numa quebrada da vila, Deus se viu atracado com um descamisado do mundo. O tal se agarrou a Deus e a luta prosseguiu até o amanhecer. A partir de um determinado momento da peleja, o homem percebe que está lutando com Deus e pede insistentemente para ser abençoado. Deus pergunta: Qual é o seu nome? O cara responde – Eu sou Escória, vulgo Gentalha. Deus pergunta: – O que você faz? O homem responde: – Sou ladrão! Deus diz então: – Agora eu vou mudar o seu nome e escrever uma nova história com você e a sua família. Você vai largar essa vida de Dito Satanás e será conhecido como Bendito do Pai, o Venturoso. Sabia que há um relato na Bíblia muito parecido com esta crônica? Pois bem, saiba que eu só fiz as adaptações para criar uma nova história e chamar a sua atenção.

O livro de Gênesis conta a história de Jacó, o enganador. Jacó enganou o pai e o irmão e fugiu para uma terra distante. Constituiu família no novo local. Foi enganado muitas vezes pelo sogro e resolveu fugir, retornando para a família primitiva. Voltou para casa com medo do irmão que enganara vinte anos antes. Jacó orou e clamou a Deus por livramento e proteção. Jacó ainda era o enganador. Não era o cara certinho aos olhos de Deus. Mas orou insistentemente – “Não sou digno de toda a tua bondade…Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão” (Gn 32:9-11). De repente, no meio da noite, Jacó, o enganador, se põe a lutar com Deus e prevaleceu (Gn 32:22-31). Foi uma noite de luta e confissão. Naquela noite Deus mudou o nome de Jacó para Israel, agora campeão com Deus. Interessante naquela peleja é a pergunta formulada pelo anjo a Jacó: – Qual é o seu nome? (v.27). Isso deve ter levado Jacó a fazer profunda reflexão, colocando em seu coração o desejo de mudar o seu estilo de vida. Não havia outra opção, só restava mesmo responder – Eu sou Jacó, o enganador. Mas ele deve ter pensado: Eu quero mudar, quero deixar esta vida de enganação, porque não agüento mais viver uma farsa.

Assim como Jacó ganhou uma nova vida com Deus, o Gentalha desta crônica também pode ganhar nova vida. Qualquer pecador pode ganhar nova vida com Deus. Eu e você também podemos! Lamentavelmente, tem muita gente lutando com Deus sem o discernimento espiritual de Jacó. Muitos querem se agarrar às bênçãos, sem oferecer rendição incondicional. Persistem no erro de recusar a verdade revelada da Bíblia. Prosseguem lutando em completo descaso e ignorância diante do todo poderoso Senhor do universo. Abdicam da Salvação oferecida pela Cruz de Cristo, na esperança de que poderão prevalecer diante de uma salvação barata e não reconhecida por Deus. Jacó prevaleceu porque confessou – Eu sou enganador! A partir da confissão ele estava pronto para mudar. Passou de enganador de homens a campeão com Deus. O Criador quer escrever uma nova história com a gente, mas eu e você precisamos deixar. Deus espera a completa rendição emocional e espiritual do homem pecador. Ele quer fazer de cada um de nós um novo “Is-ra-el”, o que luta com Deus e prevalece. Confia no El Shadai, o Deus todo poderoso.

________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. LUTOU COM DEUS E PREVALECEU. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 186/2016, de 03/10/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/10/03/lutou-com-deus…milton-alvares Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.