CARTÓRIOS DO PARANÁ PASSAM A INTEGRAR A CRC NACIONAL


  
 

Acordo celebrado entre a Arpen-SP e o Irpen-PR integra os 537 cartórios paranaenses à Central Nacional e disponibiliza gama de serviços ao Paraná.

O Estado do Paraná é o mais novo integrante da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). Nesta terça-feira (08.12), o presidente do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), Arion Toledo Cavalheiro Júnior, assinou o termo de adesão que integra os 537 Cartórios de Registro Civil paranaenses ao sistema nacional do Registro Civil.

“O caminho da integração é uma via de mão única, e os cartórios de todo o Brasil devem trilhar juntos este percurso de proporcionar a seus associados, mas principalmente aos cidadãos, os melhores serviços e sistemas que facilitem sua vida e tragam praticidade ao acesso aos cartórios de Registro Civil”, disse Arion.

O presidente do Irpen-PR esteve acompanhado do ex-presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Ricardo Augusto de Leão, também ex-presidente do Instituto paranaense. “Estamos agregando forças para termos uma unidade nacional em um momento em que estamos sendo ameaçados por diversas iniciativas e que precisamos mostrar ao Poder Público nossa competência e que podemos ser parceiros competentes”, disse o ex-presidente da Arpen-Brasil.

Pelo acordo, todos os Cartórios de Registro Civil do Paraná passam a ter acesso a todos os módulos desenvolvidos pela CRC Nacional, como o sistemas de buscas, transmissão de certidões, correição online, localização de desaparecidos, comunicações, CRC Jud, certidões digitais e o novo serviço de emissão de CPFs, sem perder a autonomias das ferramentas desenvolvidas em nível estadual.

“Nós passamos a integrar a CRC Nacional, sem contudo deixar de lado as iniciativas e ferramentas já desenvolvidas no Estado do Paraná que podem caminhar de forma conjunta às desenvolvidas nacionalmente”, disse Arion. “É realizar esta aproximação e fortalecimento nacional mantendo o trabalho já feito em nível estadual, por isso esta reunião foi tão importante”, disse Ricardo.

O acordo de cooperação, que entra em vigor nesta terça-feira (08.12) também foi celebrado pelo presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), entidade que administra a CRC Nacional, Luis Carlos Vendramin Júnior. “Estamos construindo um projeto para o Registro Civil do Brasil, aproximando nossa atividade de pontos estratégicos da sociedade e que no futuro serão o diferencial para a atividade”, explicou. “Com este acordo e a entrada dos cartórios paranaenses no projeto ganhamos ainda mais força para trilhar este caminho sólido que está sendo construído”, completou.

Fonte: Arpen/SP | 09/12/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.