O NASCIMENTO DE DEUS – Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Antes de se debruçar em paradoxos, você pode se deleitar com a poesia de Max Lucado: “Enquanto as criaturas da terra seguiam a vida, sem perceber, a divindade chegou. O próprio céu se abriu e colocou seu mais precioso ser num ventre humano. Deus como um feto. A santidade dormindo em um útero. O criador da vida sendo gerado. Deus ganhou sobrancelhas, cotovelos, dois rins e um baço. Ele esticava os membros em formação e flutuava no líquido amniótico da mãe. Deus havia se aproximado. Nenhuma seda. Nenhum marfim. Nenhuma publicidade. Pensar em Jesus sob essa ótica é – bem, parece quase irreverente, não? É muito mais fácil manter a humanidade longe da encarnação. Mas não faça isso. Pelo amor de Deus, não. Deixe-o ser tão humano quanto ele pretendia ser. Deixe-o entrar na lama e sujeira de nosso mundo. Pois somente se o deixarmos entrar é que nós poderemos sair”

Ele escolheu um título aviltante para si mesmo – “O filho do homem”. Outro paradoxo. Por que Deus aceitou essa identificação que ofusca a sua divindade e manifesta a humanidade de Jesus? Por que Jesus aceitou viver humildemente entre nós, esvaziando-se da glória de Deus? Que propósito teria o Criador nessa simbiose da perfeição com a imperfeição, nessa mistura de Deus e de homem?

Quando o homem separou-se de Deus, carregando sobre si uma terrível sentença de morte, a morte espiritual, que impõe separação entre Deus santo e o homem pecador, a via da salvação também se mostrou paradoxal. O próprio Deus resolveu assumir a culpa e pagar a conta. Por isso se recolheu ao ventre de uma virgem, nasceu homem, sofrendo Ele mesmo, na própria carne (de Jesus), a execução da sentença que nos era inteiramente desfavorável. Por isso, Isaías profetizara setecentos anos antes do Calvário de Cristo: “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele” (Is. 53.5).

Loucura para os sábios. Salvação para os que creem. Fé! Nascimento, paixão, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré. E o sacrifício vicário de Cristo, a causa e a razão da morte substitutiva de Jesus – Salvar pessoas! Deus se fez homem; assumiu a culpa do homem, na cruz. E abriu a porta do céu para todo pecador que se arrepende. Ele entrou na podridão deste mundo, para você e eu podermos sair da sujeira e abraçar uma vida de esperança com Cristo. A porta do céu está aberta para todo aquele que crê em nosso Senhor Jesus Cristo. Você pode ter se distanciado, mas é certo que Ele se aproximou. Ele opera em favor de todo aquele que crê. Bem-aventurados os que não viram e creram (João 20:29).

________________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. O NASCIMENTO DE DEUS. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0198/2015, de 26/10/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/10/22/roda-dos-escolhidos-amilton-alvares/  Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.