DELAÇÃO PREMIADA SEM PENA – AMILTON ALVARES


  
 

*Amilton Alvares

A crítica que se faz à delação premiada implementada na Operação Lava Jato é de que “prende-se para delatar e se solta porque se delatou”. Na visão de renomados advogados não há propriamente voluntariedade no ato de delatar, porque o delator está encarcerado, sem liberdade e sob intensa pressão, por isso o seu interesse primeiro é o de alcançar a liberdade. E diante desse quadro, questiona-se a validade jurídica e a efetividade das denúncias.

Triste sina essa do homem que toca a vida preso no emaranhado das próprias mentiras. E a carapuça serve para todos nós. Veja o que Deus diz acerca do nosso comportamento: “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

O projeto de Deus para o homem é simples: Liberdade na verdade! “Em tudo conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). E como estamos sempre tropeçando na mentira, o próprio Deus deu a receita para restabelecer a verdade: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele (o próprio Deus) é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça….Se dissermos que não temos pecado a verdade não está em nós…Se pecar, é bom saber que temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo, que deu a vida por nós pecadores” (1ª João 1:9-10 e 2:1-2)).

A Lava Jato segue colocando corruptos na cadeia. É possível considerar que haja alguns excessos, mas temos de reconhecer que o resultado geral é positivo, pois o País, afinal, está sendo passado a limpo no caixa preta das obras públicas. Com delação premiada ou sem delação as penas serão aplicadas. Corrupto delator sempre será apenado na Justiça dos homens. Perdão sem pena, só mesmo na Justiça de Deus. E Deus não vai pressionar você a confessar os próprios pecados, pois Deus só pode considerar um ato absolutamente voluntário de confissão e arrependimento. Isso serve para mim e para você, porque quem crê em Jesus de Nazaré e confessa o seu nome como Senhor e Salvador não é julgado (João 3:16-18). A liberdade está aí diante de todos nós. “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20). Se você abrir – voluntariamente – a porta do seu coração, pode ter a certeza de que Deus vai entrar.

_____________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar esta devocional: ÁLVARES, Amilton. DELAÇÃO PREMIADA SEM PENA Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0118/2015, de 29/06/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/06/29/delacao-premiada-sem-pena-amilton-alvares/ .  Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.