Empoderamento na Graça – Por Amilton Alvares


  
 

*Amilton Alvares

Empoderamento é a palavra da vez em solução e prevenção de conflitos. Quando se pensa em conciliação e mediação logo vem à mente a expressão empoderamento. A ideia é fortalecer o poder das partes em conflito ou em iminente conflito, para que encontrem a solução na conciliação assistida, sem depender do poder e da força do Estado-Juiz. Essa expressão nova, com origem no empowerment, da língua inglesa, pode ser definida como obtenção, alargamento ou reforço de poder. Na esfera individual, refere-se ao desenvolvimento das capacidades de um indivíduo, à sua realização pessoal. Mas como já pensava o poeta do Eclesiastes, não há nada de novo debaixo do sol.

O empoderamento resulta da manifestação da graça e do perdão. Sem renúncia e sem perdão jamais haverá empoderamento. É assim no mundo espiritual e também assim funciona o mundo material. Primeiro Deus se reconciliou com o mundo em Cristo Jesus – Por misericórdia, Deus abriu mão da punição do homem pecador. Depois, o próprio Deus nos concedeu o ministério da reconciliação. Veja o texto de 2ª Coríntios 5:17-21: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”. É graça pura!

A onda da conciliação certamente vai desobstruir a Justiça. A cultura da lide será naturalmente substituída pelo pensamento de que sempre é possível buscar reconciliação. Essa onda vai pegar! E é bom todo mundo se conscientizar de que é necessário buscar a reconciliação com Deus. Afinal, ninguém vai querer levar a sua lide ou questionamento com Deus para a eternidade, e depois, lá na eternidade, tentar ganhar a causa com falsas premissas estabelecidas nesta vida. Porque “não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor” (Provérbios 21:30). O homem não pode salvar o homem. Deus pode!

 __________________

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este artigo: ÁLVARES, Amilton. EMPODERAMENTO NA GRAÇA, Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 0108/2015, de 15/06/2015. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2015/06/15/empoderamento-na-graca-por-amilton-alvares/. Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.