MT: NOTÁRIOS E REGISTRADORES DE TODO O ESTADO PARTICIPARAM DE TREINAMENTO DA CEI


  
 

Cerca de 110 notários e registradores de todo o Estado participaram nesta sexta-feira (27.03), do primeiro treinamento sobre a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT). O encontro aconteceu na sede da associação em Cuiabá e serviu para mostrar na prática o envio de informação entre os cartórios pela CEI.

Segundo o administrador da Prosix Systens, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, Djalma de Jesus Ribeiro, os notários e registradores tiveram o primeiro contato com o aplicativo da Central.

“O aplicativo é um sistema simples que será utilizado para comunicação via intranet de pedido de certidão, envio de mensagens, comunicação com o Tribunal de Justiça e com os órgãos públicos. É um sistema de email eletrônico, porém com a segurança do certificado digital”, explicou.

Porém a Central ainda poderá ser acessada pelo site ressaltou Djalma. “O cartorário ao ter o aplicativo instalado no computador facilita, já que, por exemplo, vários funcionários poderão receber o aviso de pedidos, o que auxilia no andamento de serviço. Porém se estiver afastado da serventia ele poderá acessar pelo site”, pontuou.

Além do diálogo entre os cartórios o aplicativo terá uma ferramenta de pedidos e remessas. “A Procuradoria Geral do Estado, por exemplo, selecionará o cartório que ela precisa da informação, digitará o título que está precisando e anexará um arquivo se quiser, e enviará para a serventia. Será possível acompanhar todo o andamento desse pedido. O aplicativo inclusive verifica de cinco em cinco minutos se existe um novo pedido”, ressaltou Djalma de Jesus Ribeiro.

De acordo com o administrador, hoje já são 95 cartórios e 65 mil atos enviados. E mais 15 cartórios estão no processo de serem homologados. “É importante à participação no treinamento para começar a integrar e entender bem o que é a Central. Até para iniciarem a se comunicar entre eles, sem precisar enviar documentos físicos, fax ou até mesmo já consultar o documento na Central”, afirmou.

Para o escrevente do 2º Ofício de Sorriso, Alessandro José Vieira, o treinamento agregou muito pelo fato das serventias não estarem em contato direto com os desenvolvedores. “O encontro serviu para sanar dúvidas, entender melhor o sistema, visualizar a forma de envio e recebimento de dados. Nos mostrar de uma forma diferente, na prática, como utilizá-lo de forma correta”, comentou.

Mesma opinião da tabeliã do 2º Ofício de Nova Marilândia, Comarca de Arenápolis, Rosalva Izidoro Silqueira Mulinario. “O treinamento é de extrema importância, muitas dúvidas surgiram como, por exemplo, na nossa serventia até conseguimos cadastrar os dados, mas não conseguimos transmiti-los. E o encontro foi uma oportunidade de se adaptar ao programa. Afinal quanto mais conhecimento, mais fácil fica de lidar”, disse.

A Anoreg/MT realiza ainda segundo treinamento gratuito sobre a Central no dia 11 de abril. São duas turmas: uma das 8h às 10h e outra das 10h às 12h. Aqueles que forem participar importante trazer notebook com o certificado digital, que já está cadastrado na CEI.

Fonte: Anoreg – MT  | 27/03/2015.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.