Anoreg/MT e IBDFAM assinam termo de cooperação para intercâmbio científico, educacional e cultural


  
 

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) assinou na terça-feira (05.08), termo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). O termo tem como objetivo desenvolver ações conjuntas no campo do ensino, pesquisa e extensão, por meio de amplo intercâmbio científico, educativo e cultural. Além disso, cursos, seminários e treinamentos nas áreas do direito, da gestão pública e dos serviços notariais e registrais.

A presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, explica que a ideia do termo de cooperação surgiu com as tratativas do evento Colóquios de Direito de Família e Sucessões que será realizado por ambas as instituições em outubro. “As nossas atividades são interligadas, Direito de Família e Sucessório passa Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas, enfim um tem repercussão no outro. E a nossa expectativa é que possamos promover eventos e estudos buscando a integração jurídica. À medida que há essa interação o serviço se torna eficaz, questões polêmicas tem menos impactos para os registradores e notários e há segurança jurídica para população”, afirmou.

Para a presidente do IBDFAM, Angela Regina Gama da Silveira Gutierres Gimenez, esse é um momento de boas expectativas. “Esperamos colher vários frutos com essa proximidade. Fortalecer a troca de informações, ser cada vez mais competentes, ágeis e eficazes, cada qual em seu universo de trabalho. Além de estabelecer um diálogo importante entre as forças judiciais, como Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria, OAB/MT e cartórios extrajudiciais. Afinal quem ganha com isso é a população, pois no momento que uniformizamos nossa visão e linguagem, debatemos e estudamos nossa área, tudo fica mais tranqüilo, e o cidadão pode desfrutar de um serviço com qualidade”, pontuou.

Visão essa compartilhada pelo vice-presidente do IBDFAM, Naime Marcio Martins Morais. “É uma satisfação muito grande fazer essa parceria com a Anoreg/MT e essa integração, troca de experiência entre os cartórios, advogados, magistrado, promotores e defensores será importante para área de Direito de Família. Nosso primeiro teste já será em outubro com esse evento, que estamos organizando e esperamos que esse seja o primeiro de muitos”, reforçou.

Participaram ainda da reunião para assinatura do termo a superintendente da Anoreg/MT, Anete Ribeiro, a tesoureira do IBDFAM, Rosana Marra e os membros do IBDFAM, Daniela Echeverria, Rosana Marra, Sara Orione e Sebastiana Tereza Gaiva Correira.

Fonte: Anoreg/BR – Anoreg/MT | 11/08/2014.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.