Concurso para cartórios na BA oferece 1.383 vagas


  
 

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) abre as inscrições de concurso público para cartórios extrajudiciais, nesta quarta-feira, 14. São 1.383 ofícios vagos tanto para provimento, ocupação de vagas existentes, quanto para remoção.

As inscrições devem ser feitas até o dia 12 de setembro pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília organizadora do concurso.  O valor da taxa de inscrição é de R$ 200.

Podem concorrer bacharéis de Direito e pessoas que já exerceram, no ramo, a função notarial ou registral, por dez anos ou mais. Serão destinadas 5% das vagas a portadores de deficiência.  

Serão seis etapas, a primeira consta de uma prova objetiva com 100 questões, que será aplicada no dia 20 de outubro.

O concurso acontece depois que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 15 de maio de 2013, ratificou a decisão de afastar administradores de cartórios extrajudiciais que não ingressaram por concurso público depois da promulgação da Constituição de 1988. Dessa forma o CNJ obrigou que os Tribunais de Justiça (TJ) de 14 Estados e do Distrito Federal abrissem concurso em 90 dias.

Fonte: A Tarde | 12/08/2013.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.