Liberado a partir desta 2ª feira aplicativo que permite enviar IR por meio de tablets e celulares


  
 

A Receita Federal liberou, a partir desta segunda-feira (1o), o uso do aplicativo que permite o preenchimento e a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013, ano-calendário de 2012, por meio de dispositivos móveis conectados à internet, como tablets e smartphones.

A liberação integra Instrução Normativa nº 1.399, publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União. A medida deve beneficiar mais de cinco milhões de contribuintes.

O aplicativo m-IRPF é destinado a pessoas físicas residentes no Brasil e será disponibilizado pela Receita para uso em equipamentos que utilizem os sistemas operacionais IOS (Apple) e Android e já pode ser baixado virtualmente por meio da App Store e google.play, respectivamente.

A Receita informou ainda que, no próximo ano, o dispositivo deve ser ampliado, para incluir declarações mais complexas, como a de contribuintes que tenham auferido rendimentos tributáveis recebidos de outras pessoas físicas, entre outros casos, além de pessoas físicas com rendimentos isentos e não tributáveis.

Fonte: Portal Planalto