Incra lança Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais/2018


  
 

Registradores de Imóveis devem exigir o documento nas transações imobiliárias

Desde segunda-feira, 5 de novembro, os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores de qualquer título de imóvel rural podem emitir o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR) referente ao ano de 2018. Isso pode ser feito tanto de forma presencial quanto virtual:

– Nas Salas da Cidadania das Superintendências.

– Nas Unidades Avançadas.

– Nas Salas da Cidadania Digital.

– Nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).

– Pelo site do Sistema Nacional de Cadastro Rural.

– Pelo Portal do Cadastro Rural.

– No aplicativo SNCR-Mobile, disponível para smartphones.

– Pela Declaração de Cadastro Rural (DCR).

O certificado, fornecido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), é uma prova do cadastro do imóvel. É um documento indispensável para que os proprietários possam hipotecar, desmembrar, arrendar, homologar partilha amigável e vender ou prometer a venda de uma propriedade rural.

O cadastro só será confirmado após o pagamento da taxa na rede de atendimento do Banco do Brasil. Mais informações podem ser encontradas no site do Incra.

A entidade também divulgou os números de 6,5 milhões de imóveis rurais privados, que perfazem um total de 597,5 milhões de hectares, ou seja, elas equivalem a aproximadamente 70% do território nacional. Clique para acessar a tabela com os dados relativos ao total de imóveis por estado.

Fonte: IRIB – Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais e Incra | 07/11/2018.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.