Arpen/BR lança plataforma ALICE com informações estatísticas do Registro Civil Nacional


  
 

Ferramenta servirá de portal da transparência da atividade e permitirá ao cidadão, órgãos públicos e meios de comunicação consultarem dados compilados no País

A Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR) finalizou a construção do Alicerce de Dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil – Plataforma ALICE, portal da transparência do RCPN que gerará relatórios e análises de todos os dados que fazem parte da base estatística da atividade em âmbito nacional.

Além de reunir as informações, a plataforma será uma maneira rápida e eficaz de fornecer dados ao cidadão e aos órgãos públicos.

Segundo o coordenador geral do comitê criado em reunião da diretoria da Arpen/BR para gerenciar o ALICE, Luis Carlos Vendramin Júnior, a pretensão é que a plataforma se torne a principal fonte de consulta sobre os dados estatísticos comunicados pelos registradores civis.

“A ideia é transformar a CRC na fonte primária de informações sobre o Registro Civil no Brasil. Entretanto, é essencial que os colegas alimentem a CRC constantemente, para que o ALICE seja abastecido por ela e possa fornecer informações atualizadas e confiáveis a todos os entes públicos”, destaca. “É um portal de transparência de dados do Registro Civil brasileiro, com o que há de mais atual em termos de tecnologia”, completa.

Na plataforma, será possível obter diversos tipos de informações em distintas frentes, com dados por cartório, cidade, Unidade Federal, ano e dia da semana, como é possível ver na imagem abaixo:

image1

Ao escolher uma das opções, a ferramenta fornecerá ao usuário gráficos em formato de pizza, barra, linhas, coluna ou áreas, de acordo com a preferência do usuário, conforme:

image2

image4

image3

image5

Para o perfeito funcionamento da plataforma, no entanto, é preciso que os cartórios enviem as informações de maneira constante, a fim de evitar falhas nos números gerados. Também é de fundamental importância o registro das informações a fim de evitar problemas na transmissão dos dados e ainda o retrabalho de pesquisar cada item de maneira individual.

Fonte: Arpen/BR | 18/10/2018.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.