Anoreg/BR promove Reunião de Diretoria e apresenta novos projetos institucionais


  
 

Brasília (DF) – A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) promoveu nesta quarta-feira (21.03), em Brasília (DF), sua primeira Reunião de Diretoria de 2018, com a participação de presidentes de Anoregs Estaduais e dos Institutos Membros que compõem a entidade. O encontro, que durou cerca de quatro horas, debateu importantes temas da atividade extrajudicial brasileira.

Conduzida pelo presidente da entidade, Claudio Marçal Freire, pelo vice-presidente, Germano Toscano de Brito, e pelo secretário geral, Ubiratan Guimarães, teve como tema inicial a apresentação de um sistema para pagamento dos emolumentos via cartão de crédito, sem taxas adicionais para o cartório, possibilidade de parcelamento em 12 vezes, e pagamento à vista com crédito D+1 para o cartório. O assunto seguirá para deliberação da Diretoria.

Na sequencia, o departamento de comunicação da entidade fez uma exposição das ações desenvolvidas ao longo do último trimestre, com a remodelação de layout e conteúdo do site institucional, adaptação à versão mobile, lançamento e manutenção de boletins periódicos, atendimento à imprensa e novos projetos. Entre eles foram aprovadas a transformação da revista Cartórios com Você em uma publicação nacional, a realização de Fórum de Assessores de Comunicação, no mês de agosto, em Brasília, e as visitas do departamento de comunicação aos assessores das entidades estaduais.

Na sequencia, o departamento jurídico da entidade apresentou as demandas que estão em tramitação envolvendo os expedientes junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como nos Tribunais Superiores. Já a assessoria parlamentar da entidade trouxe informações sobre os projetos em tramitação no Congresso Nacional, cujo foco principal encontra-se nas propostas encaminhadas pela Comissão de Desburocratização.

Na oportunidade, Claudio Marçal manifestou-se que iniciativas levadas ao Congresso sem aprovação formal da Anoreg/BR não serão consignadas pela entidade. “É preciso que os institutos e Anoregs que desejem ter o apoio da Anoreg/BR a seus pleitos que os tragam para discussão institucional, caso contrário não poderemos responder sobre tais iniciativas quando questionados pelos representantes dos poderes públicos”, destacou.

A Assembleia também debateu a realização do próximo Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, cuja definição ficou para o final do mês de março, assim como aprovou a prestação de contas da entidade referente ao exercício de 2017. Coube aos representantes da Associação de Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) realizarem a exposição do programa da central eletrônica da entidade, já em funcionamento em estados da região Norte, e que foi aprovado pela entidade nacional.

Fonte: Anoreg/BR | 22/03/2018.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.