AL: Cartorários do interior participam de treinamento da CIDA


  
 

O sistema CIDA (Central de Integração de Dados da Anoreg/Alagoas) foi apresentado a representantes de 46 cartórios do interior de Alagoas, nesta terça-feira (07/11), durante treinamento promovido pela Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), no auditório do Norcon Empresarial, em Maceió. Durante a capacitação os presentes conheceram detalhes do sistema eletrônico que permite que o serviço de notificação extrajudicial do Registro Imobiliário da Caixa, relativo aos contratos de alienação fiduciária, seja realizado de maneira eletrônica.

De acordo com o presidente da Anoreg/AL, a primeira remessa de notificações extrajudiciais virtuais referentes à cobrança desses devedores começou a funcionar no mês de agosto. “O sistema já está em funcionamento na capital alagoana há cerca de três meses e já recebeu dois lotes com aproximadamente 550 notificações”, afirmou Rainey Marinho, um grande entusiasta da Cida.

Participante do treinamento, o cartorário de Olho d’Água das Flores, Ivan Siqueira de Queiroz , afirma que o sistema proporciona celeridade, segurança e economia para todos os envolvidos: “a implantação da Central agiliza e otimiza o tempo em que o cartório recebe as notificações e repassa para o credor e ao devedor.  Além de que o processo eletrônico diminui demais o tempo e deixa tudo mais às claras”, avaliou, citando, ainda, o fácil acesso aos documentos. “Ganha a população, o credor e os cartórios que estão se informatizando”, reforçou.

Para Sheila Rheinheimer, de Igreja Nova, a atualização é fundamental para efetiva prestação do novo serviço. “É muito importante que a gente se capacite para prestar o novo serviço a população e resolva tudo através da internet”, complementou.

Além de Olho d’Água das Flores e Igreja Nova participaram do treinamento representantes dos municípios de Marechal Deodoro, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Pilar, São Brás, São Luiz do Quitunde, Girau do Ponciano, São José da Lage, Cajueiro, Murici, Porto Calvo, Passo de Camaragibe, Joaquim Gomes, Porto de Pedras, Feira Grande, Branquinha , Piaçabucu e São Sebastião.

Funcionamento da CIDA

A Anoreg/AL é responsável por distribuir as cobranças para os cartórios de Registros de Imóveis de todo estado, de forma eletrônica. Também caberá à entidade fiscalizar e controlar, de forma efetiva, essas notificações e a parte de recuperação de crédito junto à CEF.

Rainey Marinho acrescenta que o serviço de notificação será terceirizado com os cartórios de Títulos e Documentos, também de forma virtual. “O sistema eletrônico vai nos permitir agir com maior celeridade e alcance, além de proporcionar inúmeros outros benefícios  como a economia de tempo e de papel, por exemplo”, colocou.

Fonte: Anoreg/AL.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.