Estado do Maranhão se integra à CRC e inicia transmissão de certidões eletrônicas


  
 

Com a adesão do Maranhão, agora são 21 Estados interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional

Em rápida expansão, a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), conta a partir de agora com a integração dos 200 cartórios do Estado do Maranhão que passam a realizar a transmissão eletrônica de certidões, sendo possível aos cidadãos solicitarem certidões do Estado diretamente no cartório mais próximo, sem a necessidade de deslocamento à unidade de origem, evitando gastos com intermediários.

O diretor da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão, Devanir Garcia, destacou dois avanços importantes com a inserção do Estado na CRC. “Além da melhoria na prestação de serviço ao cidadão, dois aspectos precisam ser destacados: o primeiro é a sustentabilidade dos cartórios, uma vez que aqui no Maranhão não há uma renda mínima, e a maioria é deficitário; a segunda e mais importante, porque envolve o cidadão, e o enfraquecimento dos intermediários, que cobram valores absurdos do usuário por uma simples certidão. A população é que sai ganhando com mais este avanço das serventias”, destacou.

Com a adesão do Maranhão, agora são 21 Estados interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional. Os demais são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Fonte: Arpen Brasil | 27/10/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.