Sergipe é o 19º Estado interligado para a transmissão de certidões do Registro Civil


  
 

Estado do Nordeste adere ao módulo de certidões eletrônicas da Central Nacional de Informações do Registro Civil, que avança por todo o País.

Os 76 cartórios de Registro Civil privatizados do Estado de Sergipe são os mais novos integrantes do módulo de transmissão de Certidões Eletrônicas da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). A partir de agora já é possível aos cidadãos solicitarem certidões do Estado diretamente no cartório mais próximo, sem a necessidade de deslocamento ao cartório de origem ou gastos com intermediários.

Para a diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Sergipe (Arpen-SE), Rejane de Sá Guimarães Silva, esta integração veio em excelente momento, em razão da sustentabilidade das serventias no Estado. “Sempre acompanhamos a evolução na área registral e notarial, e o nosso maior desejo era fazer parte desta Central”, destacou a diretora.

“Com esta integração, além do cidadão ter a possibilidade de obter um documento com rapidez e menos custo, os cartórios passam a ter uma fonte de sustentação, uma vez que ainda não possuímos uma renda mínima no Estado, o que faz com que muitas serventias passem por dificuldades. Esta interligação veio em muito boa hora”, comemorou

Já o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Sergipe (Anoreg-SE), Sérgio Abi-Saber Rodrigues Pedrosa, destacou que a população, devido ao prévio conhecimento, já estava indo aos cartórios solicitar certidões de outros Estados

“É um grande avanço para o Estado, pois neste momento em que os serviços notarias e registrais estão chegando cada vez mais próximos da vida do cidadão, esta integração era fundamental”, destacou. “Para se ter uma ideia, os sergipanos já estavam vindo aos cartórios perguntar se já emitíamos certidões de outros Estados, pois viam na internet que os cartórios brasileiros estavam sendo integrados, então era um processo que não poderia mais ser protelado”, afirmou.

Abi-Saber também adiantou que já estão sendo tomadas as devidas providências para que os oficiais recebam o treinamento para utilização da ferramenta. “Queremos o quanto antes começar a prestar este serviço, pois é uma demanda da população”, finalizou

Com a adesão do Estado de Sergipe agora são 19 Estados interligados para a transmissão eletrônica de documentos e outros módulos específicos da CRC Nacional. Os demais são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas.

Fonte: Anoreg/BR | 25/10/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.