O que é a morte?! – Amilton Alvares




Para alguns é o fim. Para muitos, é a porta de entrada na eternidade com Deus. Para outros, uma via de passagem e retorno. Como a vida não é uma roleta, do tipo façam as suas apostas, esperem a roda girar e o jogo terminar, proponho abrir a Bíblia e pedir discernimento espiritual a Deus para a compreensão de fatos previamente anunciados.

A morte não é o fim. Veja o que o apóstolo Paulo afirma ao concluir um importante discurso: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1ª Coríntios 15:12-19). Se para você a morte é o fim, então não sobra lugar para Cristo. Risque Cristo de sua vida!

Não há retorno. Isso não pode ser confundido com a ressurreição dos santos, no fim dos tempos, ressurreição daqueles que foram justificados pelo sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo o justo. A Bíblia é enfática e assegura que não há direito de retorno: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disso, o juízo” (Hebreus 9.27).

E a vida eterna com Deus o que isso tem a ver comigo? Não dá para explicar com olhos e pensamentos de homem. A própria Bíblia diz que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1ª Coríntios 2.9). No entanto eu posso encontrar consolo e segurança nas palavras de Jesus de Nazaré e no testemunho dos apóstolos. Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá” (João 11.25). Pedro afirma: “Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus” (1ª Pedro 3.18). E João, o discípulo amado diz: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna” (1ª João 5.13). Deus pôs a eternidade no coração do homem (Eclesiastes 3.11). E a vida eterna está ao alcance de todo aquele que crê em Jesus.

Afinal o que é a morte? A morte é um evento futuro e certo na jornada da vida; fruto do pecado, inimiga do homem, derrotada por Cristo. O texto de 1ª Coríntios 15:50-58 mostra que é certo que todos morreremos ou então seremos transformados por ocasião da segunda vinda de Cristo. E como Cristo já venceu a morte, essa mesma vitória está assegurada a todo aquele que crê e tem a Jesus como seu Salvador. Cada um é livre para fazer as suas escolhas. Resta saber em quem você vai confiar. Imagino que não seja em discurso de políticos nem em conversa fiada de vendedores de ilusão. Eu sou de Cristo! E você?

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. O QUE É A MORTE?! Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 196/2017, de 23/10/2017. Disponível em http://www.portaldori.com.br/2017/10/23/o-que-e-a-morte-amilton-alvares/

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>