Anoreg/AL e Caixa participam de treinamento sobre sistema que receberá notificações virtualmente


  
 

Entidades conheceram sistema que receberá notificações extrajudiciais virtualmente

Em busca de celeridade, segurança e economia, representantes da Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg/AL), da Caixa Econômica Federal e da empresa responsável pelo sistema CIDA (Central de Integração de Dados da Anoreg Alagoas), participaram de um treinamento para conhecer detalhes do sistema eletrônico que permitirá que o serviço de notificação extrajudicial do Registro Imobiliário da Caixa, relativo aos contratos de alienação fiduciária, seja realizado de maneira eletrônica.

De acordo com o presidente da Anoreg/AL, a primeira remessa de notificações extrajudiciais virtuais referentes à cobrança desses devedores começará a funcionar a partir de 3 de agosto. “Nós da Anoreg ficaremos responsáveis pela gestão dessas notificações, trabalho anteriormente feito pela Caixa”, explicou Rainey Marinho, acrescentando que as equipes das seis primeiras unidades cartoriais que atuarão no processo, já foram devidamente treinadas para utilizar o sistema.

“De início o sistema abrangerá seis unidades cartoriais do estado: cinco em Maceió, três delas de cartório de imóveis e dois Cartórios de notas, além de e um cartório de Registro de Imóveis do município de Arapiraca. Mas nossa ideia é até o final do ano ampliar para as demais unidades do estado”, colocou.

Para os representantes da Caixa Econômica a nova ferramenta trará mais efetividade às cobranças. “A celeridade do sistema é impressionante e a segurança jurídica que ele proporciona também traz ainda mais efetividade a esse processo. Viemos conhecer a sistemática para que o processo possa começar P quanto antes, afirmou Bruno Barros, representante da CEF. 

Sistema eletrônico

De acordo com Rainey Marinho “esse é o primeiro e grande passo para a efetivação da CIDA, e irá beneficiar todos os envolvidos. Formaremos uma grande rede de cartórios, interligados pela internet em Alagoas”.

Marinho explica, ainda, que a Anoreg ficará responsável por distribuir as cobranças para os cartórios de Registros de Imóveis de todo estado, de forma eletrônica. Também caberá à entidade fiscalizar e controlar, de forma efetiva, essas notificações e a parte de recuperação de crédito junto à CEF.

Rainey Marinho acrescenta que o serviço de notificação será terceirizado com os cartórios de Títulos e Documentos, também de forma virtual. “O sistema eletrônico vai nos permitir agir com maior celeridade e alcance, além de proporcionar inúmeros outros benefícios  como a economia de tempo e de papel, por exemplo”, colocou.

Fonte: Anoreg/AL | 18/10/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.