GOTAS DE DESPERTAMENTO – Amilton Alvares


  
 

Nunca se anunciou tanto a Palavra de Deus. Todo dia recebemos dezenas de mensagens com versículos bíblicos, tudo bem “pendurado” em ilustrações visuais impactantes. Os pensamentos são extraídos das Escrituras, mas o “milagre” da computação gráfica faz o filme valer mais do que a verdade afirmada; e a forma supera o conteúdo. Essas gotas de despertamento nem sempre despertam do egoísmo e da vida ensimesmada. A distância de Deus é enorme. E o cenário até parece o da Parábola do Semeador de Marcos 4:3-20 – “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”. Para facilitar a compreensão, o próprio Jesus explicou a parábola: “O semeador semeia a palavra. Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada. Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam. Outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. Outras pessoas são como a semente lançada em boa terra: ouvem a palavra, aceitam-na e dão uma colheita de trinta, sessenta e até cem por um” .

Um oceano de imagens é derramado como gotas de despertamento. No entanto as pessoas estão se afogando nos mares dessas mensagens, que produzem encantamento mas não transformam vidas. Tecnologia, entretenimento e computação gráfica valorizam o nosso jeito contemporâneo de viver, mas a comunicação visual não pode transmudar advertências em licenciosidade; nem a firmeza do chamamento à responsabilidade, que é a proposta de Jesus Cristo, pode se comprazer com leniência ou condescendência daqueles que não estão nem aí com o Criador. A Palavra de Deus, a verdade anunciada pelos apóstolos e profetas é coisa séria e tem de produzir transformação de vidas. E o nosso interior precisa oferecer a boa terra para a semente germinar. A alma não pode estar seca, o terreno não pode ser pedregoso nem chão de espinhos. Pode ser que você esteja precisando de um choque de verdade diretamente na alma, portanto aí vão três informações bíblicas, apresentadas, singelamente, sem os recursos impactantes da comunicação visual: “Ninguém pode lançar outro fundamento além do que está posto, o qual é Jesus Cristo” (1ª Coríntios 3.11). Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida em favor dos seus amigos” – – Jesus de Nazaré, João 15.13. “Quem nele crê (em Jesus) não é condenado, mas quem não crê já está condenado” (João 3.18). Despertar e ouvir a Deus é o que mais precisamos. E devemos fazer isso com atenção e responsabilidade.

____

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. GOTAS DE DESPERTAMENTO. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 120/2017, de 03/07/2017. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2017/07/03/gotas-de-despertamento-amilton-alvares/

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.