A VERDADE LIBERTARÁ ESTA NAÇÃO – Amilton Alvares




brasilia-cathedral-5-1231076

No meio dessa podridão política e institucional podemos acalentar a esperança de que a verdade libertará esta Nação. E, diante da própria necessidade de mudanças, dá para profetizar que se levantará uma nova geração de homens públicos para governar este País. O povo brasileiro precisa se humilhar, confessar os próprios pecados e orar, pedindo o livramento do Senhor.

Jesus de Nazaré fez uma afirmação direta aos seus discípulos: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:31-32). A verdade liberta, mas muitos heróis da fé da Bíblia também sucumbiram diante da mentira. O início da vida de Jacó, um dos patriarcas do povo hebreu, faz lembrar muitos políticos do nosso tempo. Ele tocou a vida durante muitos anos driblando a verdade. Vejamos o relato na pena do poeta Max Lucado: “Jacó foi o trapaceiro profissional dos patriarcas. Por duas vezes ele escondeu o jogo de seu irmão, Esaú, a fim de escalar a árvore genealógica. Trapaceou o próprio pai para garantir um presente que, de outro modo, jamais teria recebido. Mais tarde, engambelou o sogro tomando-lhe seu melhor rebanho e, quando ninguém estava olhando, pegou esposas, filhos e bens, e caiu fora. Para ele os fins sempre justificavam os meios. Sua consciência estava calejada o bastante para deixá-lo dormir, e seus pés eram rápidos o suficiente para mantê-lo sempre um passo à frente das consequências. Ainda assim, nós o vemos no hall da fama dos heróis da fé, em Hebreus 11.21. Como isso aconteceu? Foi um processo longo e doloroso para ele e sua família”.

Jacó, como os políticos, era mestre em fraudes. Mas quando você abraça a mentira, é certo que um dia vai ter de pagar a conta da verdade. Não importa o que você escondeu ou quanto tempo escondeu, certamente você terá o encontro com a verdade, e será um processo doloroso. O consolo está em saber que a verdade liberta. E é bom saber que a partir da confissão é possível refazer e retomar a vida. O nome Jacó significa “enganador”.  Ele teve o seu encontro pessoal com Deus no vale do Joboque. De repente ele se viu no meio da noite pelejando com um homem e teve a percepção espiritual de que lutava com um emissário de Deus. Pediu para ser abençoado e tanto agarrou o anjo que este deslocou a articulação da coxa de Jacó. Ele saiu do embate manquejando e coxo, mas abençoado por Deus. Depois disso Jacó já não é mais o suplantador ou enganador, Deus mudou o nome de Jacó para Israel (Gênesis 32:22-32).

No Joboque, Jacó passou de enganador a campeão com Deus. Mas teve de enfrentar o seu deserto até a confissão. Deus perguntou qual é o seu nome e ele respondeu eu sou Jacó, ciente do significado de seu nome e de como fora a sua vida até então (verso 27). É como se Jacó tivesse dito eu sou enganador. Isso é confissão! Ah! Como eu gostaria de ver muitos políticos enxergando o seu Joboque em Brasília ou Curitiba!

Nesta vida, tem muita gente precisando descer do tripé de soberba, mentira e orgulho, para encontrar a verdade libertadora. A receita de Deus é simples – arrependimento, confissão e recomeço. Basta se humilhar e ter forças para dizer não ao que de fato não convém. Basta estar disposto a mudar de vida. Lembre-se, é melhor perder prestígio, dinheiro e poder, abraçando a verdade, mediante confissão e arrependimento,  do que insistir na mentira, soberba e orgulho, perdendo esta vida e até mesmo a vida vindoura. Confesse os seus pecados e experimente a libertação da verdade. Porque Ele (Jesus) é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (1ª João 1.9).

Para ler do mesmo autor “CAMPEÃO COM DEUS”, clique aqui.

_______________

O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. A VERDADE LIBERTARÁ ESTA NAÇÃO. Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 090/2017, de 18/05/2017. Disponível em

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>