Arpen-SP e Recivil iniciam integração de serviços eletrônicos via CRC




A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e oSindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil) assinaram no início desta semana termo de cooperação para a disponibilização da infraestrutura tecnológica da Central de Informações do Registro Civil (CRC) para as aplicações mineiras.

A cooperação, que se inicia já nesta quinta-feira (12.01) com a disponibilização dos módulos de Comunicações e CRC Jud, objetiva prestar um serviço mais rápido aos usuários, assim como facilitar a utilização dos serviços tecnológicos pelos cartórios. Na próxima semana, os módulos de Certidões Eletrônicas e E-Protocolo serão disponibilizados para utilização pelas 1.463 serventias de Registro Civil do Estado de Minas Gerais.

A integração dos cartórios de Minas Geras à CRC gerida pela Arpen-SP unifica ainda mais a utilização dos diversos módulos de serviços desenvolvidos pela Central, ao mesmo tempo em que a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), avança na integração dos sistemas de buscas e emissão de certidões eletrônicas entre a CRC e os Estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Para Isabela Bicalho Xavier, que compõe a Junta de Interventores do Recivil juntamente com os registradores Antônio Maximiano Santos Lima e José Augusto Silveira, esta medida irá trazer grandes benefícios não só aos registradores civis como aos cidadãos de todo o País. “Estamos visando à eficiência dos serviços prestados pelos cartórios de Registro Civil e aproximando o cidadão desses serviços. Vamos agora ter uma integração mais fácil entre Minas, São Paulo e os demais Estados que já fazem parte da CRC, permitindo que o cidadão possa solicitar uma certidão de forma mais ágil”, explicou.

“Acredito que estamos dando um enorme passo para uma integração completa do Registro Civil brasileiro, replicando para o Estado de Minas Gerais uma tecnologia já utilizada por grande parte dos cartórios, o que se faz ainda mais necessário diante de um cenário que nos apresenta grandes desafios”, disse Luis Carlos Vendramin Júnior, presidente da Arpen-SP. “Minas Gerais é um dos principais Estados do Brasil, o que possui mais cartórios e o que traz uma representatividade completa das diferentes realidades do nosso País”, completou Vendramin.

Pelo acordo, todos os Cartórios de Registro Civil de Minas Gerais passam a ter acesso aos módulos de transmissão de certidões, sistema de buscas, comunicações, CRC Jud e E-Protocolo.

O atendimento aos oficiais que tiverem alguma dúvida sobre esses módulos agora será feito pela Central de Informações do Registro Civil, através do email crc@arpensp.org.br e do telefone (11) 3293-1530 / 1531 / 1535.

A integração do Estado de Minas Gerais aos módulos de serviços tecnológicos da CRC constitui-se assim na maior plataforma integradora dos serviços de Registro Civil no Brasil, que já conta com a utilização de outros 24 Estados brasileiros.

Fonte: Anoreg/SP | 11/01/2017.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.

Deixe seu comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>