Sucesso ou paz? – Amilton Alvares


  
 

Se expostos na prateleira como mercadoria, qual deles seria mais procurado, o sucesso ou a paz? A paz costuma morar perto; é tão dócil que às vezes a gente se esquece de valorizar; só percebemos o tamanho do problema quando a paz vai embora. O sucesso normalmente se apresenta fora das nossas fronteiras naturais, mas ainda assim é perseguido com obstinação. Encontrá-lo pode exigir grande esforço e consumir a própria saúde. Quem corre atrás do sucesso normalmente não quer parar ou acha que não pode parar. A canção de Milionário e José Rico bem retrata essa busca: “Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar, na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar”. Todo mundo quer alcançar sucesso e ser campeão. Mas vida de campeão sem paz é algo que ninguém quer. Encontraremos pessoas dispostas a trocar o título de campeão por um bocado de paz? Pense em Oscar Pistorius, o primeiro atleta olímpico e paralímpico a competir de maneira simultânea e em igualdade de possibilidades com atletas não deficientes em nível mundial e olímpico. Campeão! Agora, condenado a seis anos de prisão pelo assassinato da namorada. O que dizer então do maior líder de popularidade da política brasileira dos tempos modernos, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva? Campeão! Agora, algemado até a alma nas investigações da Operação Lava Jato, deve estar correndo atrás de um bocado de paz. Certamente, Pistorius e Lula hoje não sonham mais com o primeiro lugar. Eu creio que trocariam todas as conquistas por um pouco de paz para viver. Quantas frustrações os dois devem estar suportando! Não deixaram de ser campeões. Mas hoje, são campeões sem paz!

Isso mostra como podemos nos enganar em certas escolhas, especialmente quando buscamos bens temporais, como sucesso, fama, poder e riqueza. O texto de Provérbios 17:1 fixa a orientação e nos obriga a refletir: “Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas” (NVI). Muitas vezes tudo o que precisamos é de um bocado de paz. Ser campeão ou o ser o primeiro pode deixar de ser relevante. O tempo vai abrindo feridas no curso da vida, e a paz é um agente de cura e restauração, especialmente a paz que vem de Deus e excede a todo entendimento. Sábia é a recomendação de Jesus de Nazaré: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6:19-21). Você pode e deve desempenhar as suas atribuições com excelência. Tem todo o direito de perseguir o alvo de ser campeão e alcançar o primeiro lugar. Só não pode fazer disso uma obsessão e aceitar as algemas de Satanás. Porque o tempo e as vicissitudes da vida vão cercar a sua estrada, o cansaço vai tomar conta do corpo e da alma, as vistas escurecerão, a tentação se manifestará, o fim chegará e muitos alvos não serão alcançados. Aí você precisa ter a mesma convicção que tomou conta da mente do apóstolo Paulo ao proclamar – “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). Busque a paz de Cristo, a paz que excede a todo entendimento, ciente de que as conquistas não dependem dos desejos humanos, mas das misericórdias de Deus (Romanos 9:16). Quem está procurando obstinadamente o sucesso pode perder a paz. Mas quem fizer a opção de não vender a sua paz, pode ser surpreendido pelo Criador e dele receber o sucesso como benção e a paz como recompensa. Pense nisso e reflita. Vale a pena depender da Graça do Senhor.

_____

* O autor é Procurador da República aposentado, Oficial do 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José dos Campos/SP, colaborador do Portal do Registro de Imóveis (www.PORTALdoRI.com.br) e colunista do Boletim Eletrônico, diário e gratuito, do Portal do RI.

Como citar este devocional: ALVARES, Amilton. SUCESSO OU PAZ? Boletim Eletrônico do Portal do RI nº. 218/2016, de 21/11/2016. Disponível em https://www.portaldori.com.br/2016/11/21/sucesso-ou-paz-amilton-alvares/ Acesso em XX/XX/XX, às XX:XX.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.