Arpen-Brasil lança plataforma nacional do Registro Civil: CRC Nacional


  
 

www.crcnacional.org.br

A partir desta segunda-feira (24.10), todas as Centrais de Informação do Registro Civil estarão interligadas por meio da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que estará disponível aos registradores civis de todo o País através do portal: www.crcnacional.org.br, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

O Portal englobará as Centrais dos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Mato Grosso e São Paulo, que congrega outros 11 Estados da Federação, e permitirá que o usuário solicite certidões de nascimento, casamento e óbito dos Estados interligados, independente de onde esteja no momento de sua solicitação.

Os registradores civis poderão, por meio de certificado digital, acessar sua respectiva CRC estadual e ter acesso a todas as ferramentas disponíveis, bem como à base de dados dos cartórios dos Estados interligados.

Para o presidente da Arpen-BR, Calixto Wenzel, quem ganha com a interligação das Centrais é a população. “A fim de prestigiar todas as CRCs estaduais e também seguir o Provimento nº 46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), demos um grande passo no sentido de agilizar o acesso à informação. Com isso, o maior beneficiado será, sem dúvida, o cidadão, pois agora bastará que procure o cartório de Registro Civil mais próximo de sua residência para ter acesso a seu documento”, explica.

Wenzel ressalta que, até o momento, mais de 100 milhões de dados já foram integrados por todas as CRCs. Para o presidente é vital que todos os registradores mantenham suas centrais sempre atualizadas, para que a população tenha acesso facilitado à base de registros de todo o País.

Fonte: Arpen/Brasil | 24/10/2016.

____

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.