Anoreg-BR e CNJ divulgam calendário de treinamentos sobre a Apostila de Haia


  
 

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciam no próximo dia 27 de julho, uma série de treinamentos de capacitação aos cartórios das capitais que, a partir do dia 14 de agosto, deverão realizar o apostilamento de documentos por meio do Sistema Eletrônico de Informações e Apostilamento (SEI Apostila).

Os treinamentos serão oferecidos no Rio do Janeiro (27.07), São Paulo (28.07), Brasília (29.07), Curitiba (09.08) e Manaus (24.08) com inscrições GRATUITAS. A agenda para outras capitais ainda está sendo definida pelo CNJ. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Anoreg-BR através do link, (http://anoreg.org.br/admin/anoregbr21/site/home_cursohaia.php) onde os cartórios poderão escolher em qual cidade realizarão o treinamento.

A Resolução 228/16, que dispões sobre a implantação do sistema de apostilamento no Brasil e da regulamentação da Apostila de Haia no País, entrará em vigor no dia 14 de agosto, data em que todos os cartórios das capitais estaduais – escolhidos para serem os primeiros a oferecer o serviço – darão início ao processo.

O processo de apostilamento irá desburocratizar a validação de documentos no exterior, que atualmente passa por um longo processo de legalização até ser validado no País a que se destina. “O ato de apostilar faz com que o documento passe a ter validade imediata nos 111 países que hoje são signatários da Convenção de Haia sobre a apostila”, explica o secretário-geral do CNJ, Fabrício Bittencourt da Cruz.

Ficha Técnica

Datas:
27/07 – RIO DE JANEIRO/RJ: Auditório Anoreg/RJ – R. da Ajuda, 35 – Centro
28/07 – SÃO PAULO/SP:  Auditório Hotel Novotel Jaraguá – R. Martins Fontes, 71 – Centro
29/07 – BRASÍLIA/DF: Auditório Hotel Windsor Plaza Brasília – SHS Qd. 05 Bl. H – Asa Sul
09/08 – CURITIBA/PR: Auditório TJ/PR – Pç. Nossa Senhora de Salette – Centro Cívico
24/08 – MANAUS/AM: Em breve

Horário: 10h às 12h30
Informações: (61) 3323-1555 – anoregbr@anoregbr.org.br
Inscrições Gratuitas: Clique aqui e faça sua inscrição.

Sobre a Apostila de Haia

A aplicação da Convenção da Apostila de Haia no Brasil, entra em vigor no dia 14 de agosto de 2016. De acordo com a Resolução 228/16, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os cartórios da capital iniciarão a emissão.

O papel da apostila será comercializado pela Casa da Moeda. Para que se processe a primeira aquisição desse papel, é fundamental que todos os cartórios da capital enviem o e-mail específico do titular bem como o CPF para a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), através do e-mailanoregbr@anoregbr.org.br, que encaminhará os dados à Casa da Moeda e ao Conselho Nacional da Justiça.

O Sistema Eletrônico de Informações e Apostilamento (SEI Apostila) é o sistema único para emissão de apostilas em território nacional, e a emissão dar-se-á, obrigatoriamente, em meio eletrônico, por intermédio do sistema, cujo acesso ocorrerá por meio de certificado digital.

Mais Informações: www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia

Fonte: Notariado | 20/07/2016.

Publicação: Portal do RI (Registro de Imóveis) | O Portal das informações notariais, registrais e imobiliárias!

Para acompanhar as notícias do Portal do RI, siga-nos no twitter, curta a nossa página no facebook, assine nosso boletim eletrônico (newsletter), diário e gratuito, ou cadastre-se em nosso site.